O marketing por email é um método de marketing que usa emails para promover aos clientese muitas empresas ainda não descobriram que o marketing por email pode ser uma parte vital de seus negócios. Os e-mails podem ser uma ótima maneira de manter contato com os clientes, oferecer-lhes negócios que os interessem e convidá-los para promoções especiais. Ou ainda acreditam que o marketing por email é um tipo de publicidade que incomoda ou prática de SPAM. O que elas não imaginam é que os negócios realizados através do mail marketing rendem bilhões às empresas que já usam essa ferramenta para fazer suas vendas.

Para alguns, isso pode parecer um pouco difícil, mas realmente não é. Usar o marketing por e-mail para alcançar sua base de clientes não é tão difícil quanto você pode pensar, especialmente se você prestar atenção às dicas no artigo a seguir.As informações e dicas aqui podem ajudá-lo a ver tudo o que o marketing por email tem a oferecer avocê e sua empresa.

Eduardo Godim da ADZ Imports usa campanhas de e-mails para divulgar o seu trabalho e fazer vendas de roupas de marcas, indicar fornecedor de roupas em atacado além de atuar também no mercado de infoprodutos. Centenas de clientes negociam com ele semanalmente. Diante desse sucesso todo, convidamos para que ele passasse as dicas para um bom desempenho no email marketing conforme abaixo.

  1. Não faça SPAM

  2. Envie e-mails de forma profissional

  3. Seja persistente e estratégico

  4. Tenha bom senso, respeite os clientes e enfatize seus produtos.

Não faça SPAM

Antes de tudo você precisa garantir que seu e-mail vá para as caixas de entrada de seus clientes. Você deve trabalhar para que seu e-mail passe pelos ISPs e não seja marcado como mensagens de SPAM. Se eles forem marcados como mensagens de SPAM, o destinatário talvez nunca os veja. Verifique com os clientes se eles estão recebendo seus e-mails ou se não estão mais interessados.

Não é um trabalho muito simples, mas também nada muito complicado. Uma dica interessante é pedir que o cliente adicione o teu email na lista de e-mails confiáveis e você não precisará passar por esse problema.Cuidado ao incluir anexos em seu email marketing! E-mails em massa com anexos são instantaneamente suspeitos como spam pela maioria dos filtros de spam. Além disso, atualmente muitos tipos de malware e vírus de computador são carregados em anexos de e-mail, e as pessoas estão cientes disso. Seu e-mail corre o risco de ser excluído imediatamente ao ver um anexo sem mesmo ser lido.

Envie e-mails de forma profissional

Embora gráficos extras e outras coisas que podem ser facilmente bloqueadas por filtros sejam desnecessários e prejudiciais para sua campanha, o logotipo de sua empresa precisa ser incluído para tornar as coisas consistentes, familiares e profissionais quando você estiver em contato com clientes em potencial. Não fazer isso prejudicará imensamente sua campanha de marketing por e-mail.Crie familiaridade com suas mensagens de e-mail usando seu logotipo, ou crie um estilo específico sempre que enviar e-mails para seus assinantes. Isso garante a eles que o e-mail é da sua empresa e que ficarão ansiosos para lê-lo. Se você variar suas mensagens, seus consumidores podem ficar confusos ao abri-lo.

Para obter acessibilidade máxima, envie suas mensagens de marketing por e-mail em formato multiparte. Todos os clientes de e-mail com suporte para HTML ou habilitados para o usuário mostrarão seu conteúdo no formato HTML. No entanto, se alguém receber seu e-mail e permitir apenas conteúdo de texto, é isso que eles verão. Isso permite que todos vejam sua mensagem, independentemente de seus clientes ou configurações.

Caso não possa ou saiba enviar em formato multiparte, envie apenas texto simples. Os e-mails de texto simples serão recebidos de maneira mais pessoal e o HTML pode ser mais difícil de ler para algumas pessoas. Alguns leitores de e-mail podem até impedir a entrega de HTML, dependendo das configurações do usuário. O texto claro e simples será sempre fácil de ler e muito bem recebido.

Caso você tenha que incorporar gráficos em seus e-mails, certifique-se de que os e-mails ainda possam ser lidos, caso o destinatário opte por não exibir esses gráficos. Uma ótima maneira de fazer isso é utilizar as tags ALT para que o texto de substituição seja exibido quando as imagens não puderem ser exibidas. Também pode ser uma boa ideia colocar a maior parte das imagens perto da parte inferior do e-mail.

Seja persistente e estratégico

Estudos mostram que são necessárias no mínimo 7 a 8 impressões para que seus anúncios tenham efeito em um cliente potencial, e isso pode levar muito mais. Você precisa entrar em contato com seus clientes pelo menos uma vez a cada poucas semanas e presumir que eles não comprarão seu produto ou mesmo clicarão em seus links para várias iterações de mensagens.

Leve em consideração o momento em que suas mensagens são enviadas. Experimente e programe suas mensagens para quando os leitores provavelmente estarão lendo. Para os consumidores, provavelmente são noites e fins de semana. Para a clientela de negócios, as manhãs dos dias de semana são mais ideais. E-mails enviados fora do horário de expediente podem ficar mais enterrados nas caixas de entrada do que provavelmente não chamarão a atenção se alguém estiver excluindo um monte de mensagens de uma vez. Não se esqueça das diferenças de fuso horário também.

Tenha senso, respeite os clientes e enfatize seus produtos.

Mostre respeito aos seus assinantes não enviando toneladas de e-mails indesejados. Três mensagens de e-mail por mês, no máximo quatro, sendo uma para cada semana, devem ser tudo o que eles recebem de você. Se você estiver inundando suas caixas de e-mail, não apenas não será apreciado, mas será altamente improvável que eles comprem qualquer coisa que você esteja vendendo.

Enfatize os benefícios de seu produto ou serviço sempre que possível. Os assinantes vão querer saber o que há para eles, então diga a eles – na linha de assunto, em seus links e em seu conteúdo. Seus assinantes ficarão muito mais interessados ​​em sua mensagem se acharem que ela pode ajudá-los de alguma forma. Já vendemos muitos perfumes infantis através de email como ninguém, de forma simples e eficaz, mostrando os benefícios dos seus produtos, usando apenas texto simples e pouca imagem.

Conclusão.

É sabido que o uso da Internet abriu uma maneira inteiramente nova de as empresas interagirem com os clientes. O marketing por email é uma das maneiras mais eficazes de manter contato com clientes fiéis e alcançar clientes em potencial. Agora que você leu este artigo, está um pouco menos intimidado pelo marketing de e-mail. A prática de marketing amplamente utilizada é bastante simples de implementar e pode ser adaptada sempre. Basta lembrar de todas as dicas que leu aqui e você estará no caminho certo para usar e-mail marketing.Use as técnicas e dicas do artigo acima para criar uma estratégia de marketing por e-mail para o seu negócio.