Como mensurar os resultados do meu site

Assim como todo projeto, seja ele no meio físico ou digital, as ações que visam mensurar os resultados são indispensáveis para entender a real situação e também para criar planos de melhorias, quando surgir a necessidade.

O mundo digital, especificamente os trabalhos relacionados ao marketing digital, pode levar uma vantagem em relação aos outros, pois as diversas ferramentas disponíveis, fazem com que o acompanhamento das métricas e também dos resultados obtidos, possam ser facilmente visualizados e acompanhados.

Mas para que a utilização desses facilitadores tenha eficiência no seu projeto, será necessário entender as suas funcionalidades e também conhecer quais são as principais métricas que irão impactar o seu desempenho.

Leia agora e entenda de uma vez por todas, qual a melhor maneira de utilizar essas ferramentas a seu favor e aprenda a identificar quais resultados merecem uma atenção maior.

Como usar o analytics para acompanhar os resultados do meu site

O Google analytics, ferramenta grátis disponibilizada pela plataforma, pode ser considerada a principal ferramenta para que você possa acompanhar, diariamente, todas as estatísticas relacionadas ao desempenho do seu site.

Muito além do monitoramento do tráfego ou relatório de acessos, o analytics deverá fazer parte da sua rotina de trabalho, pois através dele será possível identificar o comportamento do usuário e também servirá como apoio para as constantes melhorias que todo site necessita, regularmente.

Pode parecer complicado, porém a instalação e o cadastramento serão feitos através de um e-mail cadastrado no Gmail, sendo os passos seguintes bastante intuitivos, onde qualquer pessoa sem um conhecimento técnico aprofundado, tem a capacidade de realizar.

Quais são as principais métricas que eu devo me preocupar na hora de mensurar os resultados?

Para entender a grandiosidade da ferramenta e verificar quais as principais métricas para mensurar os resultados, será apresentada uma lista com as suas principais funções para fique bem claro como as suas funcionalidades são uteis, veja abaixo:

  • Tráfego personalizado: você poderá não só acompanhar o número de visitantes que o seu blog teve no mês ou no dia, mas poderá também verificar outras características mais específicas, como o gênero e a idade dos visitantes.

 

  • Taxa de rejeição: essa métrica é medida de acordo com as atividades que os usuários estão tendo dentro do seu site, ou seja, se eles realmente estão navegando em outras páginas ou se apenas a página específica de entrada, está sendo vista.

 

  • Duração média de cada sessão: essa metrificação irá apresentar qual é o tempo médio gasto que cada visitante está tendo dentro das suas páginas. Ela pode ser bastante útil para que você possa pensar em fazer alguns ajustes ou atualizações nos conteúdos.

 

  • A origem da visita: a ferramenta também irá disponibilizar a facilidade de verificar qual a origem da visita, ou seja, você poderá identificar se o tráfego veio de uma busca orgânica, ou de algum link direto que esteja alocado em outro site.

 

  • Monitorar as campanhas: esse ponto é importante para quem também trabalha com o tráfego pago e tem a necessidade de acompanhar alguns resultados obtidos em cada projeto.

Como o analytcs e o Ads são do Google, os dados do seu anúncio já serão enviados para a plataforma, porém alguns facilitadores podem te ajudar no trabalho com as tags, como é o caso do Google Tag Manager, outro ponto de apoio dentro do monitoramento das campanhas.

As métricas apresentadas são apenas uma pequena parcela do que a plataforma pode fazer para o monitoramento do seu site.

Não fique preso ao básico, aproveite essa poderosa ferramenta, gratuita, para tirar o máximo de informação e se surgir alguma dúvida, a web e o próprio Analytcs estão repletos de tutoriais que podem ser úteis durante o seu manuseio.

Como saber se o usuário gosta do meu site?

A melhor forma de identificar se o seu site está tendo efeito positivo será verificando, diariamente, todas as métricas citadas. É importante lembrar, quando você decide criar um site, começa a trabalhar e receber acessos, não significa, necessariamente, que ele está tendo sucesso, pois outros fatores podem influenciar nesse quesito, como o público-alvo alcançado.

Estar no comando de um site requer uma sensibilidade a mais, pois é necessário entender que o visitante é humano e dotado de emoções, por isso que o acompanhamento diário, se faz necessário. Busque sempre fazer com que a experiência do usuário seja prazerosa e que faça com que ele tenha vontade de retornar, aumentando assim as chances de alcançar o sucesso desejado.