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Como mensurar os resultados do meu site

Como mensurar os resultados do meu site

Assim como todo projeto, seja ele no meio físico ou digital, as ações que visam mensurar os resultados são indispensáveis para entender a real situação e também para criar planos de melhorias, quando surgir a necessidade.

O mundo digital, especificamente os trabalhos relacionados ao marketing digital, pode levar uma vantagem em relação aos outros, pois as diversas ferramentas disponíveis, fazem com que o acompanhamento das métricas e também dos resultados obtidos, possam ser facilmente visualizados e acompanhados.

Mas para que a utilização desses facilitadores tenha eficiência no seu projeto, será necessário entender as suas funcionalidades e também conhecer quais são as principais métricas que irão impactar o seu desempenho.

Leia agora e entenda de uma vez por todas, qual a melhor maneira de utilizar essas ferramentas a seu favor e aprenda a identificar quais resultados merecem uma atenção maior.

Como usar o analytics para acompanhar os resultados do meu site

O Google analytics, ferramenta grátis disponibilizada pela plataforma, pode ser considerada a principal ferramenta para que você possa acompanhar, diariamente, todas as estatísticas relacionadas ao desempenho do seu site.

Muito além do monitoramento do tráfego ou relatório de acessos, o analytics deverá fazer parte da sua rotina de trabalho, pois através dele será possível identificar o comportamento do usuário e também servirá como apoio para as constantes melhorias que todo site necessita, regularmente.

Pode parecer complicado, porém a instalação e o cadastramento serão feitos através de um e-mail cadastrado no Gmail, sendo os passos seguintes bastante intuitivos, onde qualquer pessoa sem um conhecimento técnico aprofundado, tem a capacidade de realizar.

Quais são as principais métricas que eu devo me preocupar na hora de mensurar os resultados?

Para entender a grandiosidade da ferramenta e verificar quais as principais métricas para mensurar os resultados, será apresentada uma lista com as suas principais funções para fique bem claro como as suas funcionalidades são uteis, veja abaixo:

  • Tráfego personalizado: você poderá não só acompanhar o número de visitantes que o seu blog teve no mês ou no dia, mas poderá também verificar outras características mais específicas, como o gênero e a idade dos visitantes.

 

  • Taxa de rejeição: essa métrica é medida de acordo com as atividades que os usuários estão tendo dentro do seu site, ou seja, se eles realmente estão navegando em outras páginas ou se apenas a página específica de entrada, está sendo vista.

 

  • Duração média de cada sessão: essa metrificação irá apresentar qual é o tempo médio gasto que cada visitante está tendo dentro das suas páginas. Ela pode ser bastante útil para que você possa pensar em fazer alguns ajustes ou atualizações nos conteúdos.

 

  • A origem da visita: a ferramenta também irá disponibilizar a facilidade de verificar qual a origem da visita, ou seja, você poderá identificar se o tráfego veio de uma busca orgânica, ou de algum link direto que esteja alocado em outro site.

 

  • Monitorar as campanhas: esse ponto é importante para quem também trabalha com o tráfego pago e tem a necessidade de acompanhar alguns resultados obtidos em cada projeto.

Como o analytcs e o Ads são do Google, os dados do seu anúncio já serão enviados para a plataforma, porém alguns facilitadores podem te ajudar no trabalho com as tags, como é o caso do Google Tag Manager, outro ponto de apoio dentro do monitoramento das campanhas.

As métricas apresentadas são apenas uma pequena parcela do que a plataforma pode fazer para o monitoramento do seu site.

Não fique preso ao básico, aproveite essa poderosa ferramenta, gratuita, para tirar o máximo de informação e se surgir alguma dúvida, a web e o próprio Analytcs estão repletos de tutoriais que podem ser úteis durante o seu manuseio.

Como saber se o usuário gosta do meu site?

A melhor forma de identificar se o seu site está tendo efeito positivo será verificando, diariamente, todas as métricas citadas. É importante lembrar, quando você decide criar um site, começa a trabalhar e receber acessos, não significa, necessariamente, que ele está tendo sucesso, pois outros fatores podem influenciar nesse quesito, como o público-alvo alcançado.

Estar no comando de um site requer uma sensibilidade a mais, pois é necessário entender que o visitante é humano e dotado de emoções, por isso que o acompanhamento diário, se faz necessário. Busque sempre fazer com que a experiência do usuário seja prazerosa e que faça com que ele tenha vontade de retornar, aumentando assim as chances de alcançar o sucesso desejado.