Se você já deu o primeiro passo e finalmente iniciou seu negócio ou está procurando novas maneiras de impulsionar suas vendas no natal, este artigo provavelmente será de seu interesse. Preparamos as 6 dicas para construir um e-Commerce que vende.

Sabemos que o e-commerce de roupas é o modelo de negócio ideal para todas as pessoas que estão iniciando sua empresa no segmento de moda. Também para qualquer tipo de negócio que pretenda expandir-se, porque facilita e melhora as suas vendas, adaptando-se à dinâmica empresarial atual.

Iniciar um projeto não é uma tarefa fácil. A estratégia deve ter diferentes elementos e energia suficiente para se sustentar no tempo para que você atraia novos consumidores e consolide uma comunidade fiel à sua marca. Leva tempo, dinheiro, recursos humanos, o lugar certo, bons produtos e uma boa estratégia para construir um e-commerce que vende, no entanto, existem estratégias que podem ajudá-lo a impulsionar as vendas de final de ano.

Criar um espaço virtual ajuda a reduzir custos com sua loja de roupas físicas, e permite encontrar clientes potenciais em qualquer lugar do país. Você pode aproveitar o período de festividades para divulgar sua loja virtual e oferecer ofertas que atraiam os clientes.

Dicas para aumentas as vendas de sua loja no Natal

1. Crie confiança: adicione informações claras sobre métodos de envio, métodos de pagamento, garantias, devoluções, etc.

Foco na oferta de produtos ou serviços de qualidade e em plataformas ou mídias eletrônicas de seu e-commerce de roupas, preste atenção ao seu consumidor.  Identifique o perfil de seus usuários, observe quais são suas dúvidas e necessidades frequentes, para que você possa entender quais são suas prioridades.

Na Internet, você deve construir confiança porque as pessoas não podem avaliar os produtos antes de comprar. Por isso recomendamos que você facilite tudo para eles, criando uma relação comercial eficaz, onde ambas as partes se beneficiem. Se o seu consumidor final estiver satisfeito com a compra, provavelmente continuará a preferir o seu negócio e a recomendá-lo aos seus conhecidos.

Para começar, as suas plataformas de promoção e venda precisam de um design clean e orientado para captar a atenção do seu cliente para obter uma experiência superior do que quando compra numa loja. Os métodos de busca e descrição devem ser compreendidos imediatamente. Isso implica ser detalhado com as informações de pagamento, bem como as garantias e devoluções para garantir a correta entrega da mercadoria.

2. Incorpore entrega gratuita e alternativas de envio para atrair mais clientes

É importante que você cumpra tudo o que disser nas propagandas. É por isso que verifique se os prazos de entrega são realizados como o prometido. Considere cada uma das etapas do processo de compra: custos, transporte, distância para determinar a informação que vai fornecer e encontre diferentes alternativas para melhorar os seus métodos de envio e conceder promoções.

De acordo com isso, você indica ao usuário quando sua compra chegará. Por ter mais alternativas de remessa, você torna mais fácil para o usuário obter seu produto em diferentes partes do mundo.

Além disso, se você incluir frete grátis após um determinado valor de compra, as pessoas ficarão motivadas a comprar a mercadoria porque não precisam se preocupar em gastar mais dinheiro.

Torne o método de pagamento simples, prático e seguro. Fornecer serviços ideais faz com que o cliente novo ou frequente, prefira você em relação à concorrência.

3. Promova seus produtos nas redes sociais

Milhões de pessoas usam suas redes sociais não só para interagir com outras pessoas, mas também para interagir com empresas, observar seus produtos, tirar dúvidas, recomendar e simpatizar com as marcas. Portanto, promover o seu negócio é importante nas redes sociais.

Isso não significa que você deve criar contas em todos os espaços. Dependendo do perfil do seu público e de seus interesses, selecione as redes que mais lhe convêm para interagir. Assim, você terá uma nova janela para mostrar seus produtos, divulgá-los, atingir mais pessoas e ter um relacionamento mais próximo com elas. Através das redes sociais você tem um mundo de possibilidades como empresário. Estes são alguns deles:

  •         Fidelize seus clientes;
  •         Incentive a participação;
  •         Pergunte diretamente o que eles acham do serviço, da atenção e do produto;
  •         Motiva a convidar outros usuários e realizar recomendações dos seus produtos;
  •         Monitore o comportamento de clientes, ou seja, quais itens mais pesquisam em sua loja, quando abandonam o carrinho, etc.

Cada uma dessas ações se traduz em vendas, mas não apenas qualquer venda. As redes sociais permitem humanizar marcas e empresas, criando uma sensação de proximidade. Fazer isso você não só vende sua imagem e seu produto, mas realmente parece ser uma empresa presente.

 Se você aproveitar todas as ferramentas disponíveis, seus clientes recomendarão seu serviço, gerando lucro e divulgação para sua marca.

4. Desenhe as fichas de produtos para venda: completas e com muitas informações

Em sua loja online deve haver conteúdo interessante e útil para seus consumidores. Crie material valioso que atenda às suas necessidades e expectativas. Além disso, ajude-os a entender sua missão e visão da empresa.

O marketing eficaz começa com a criação dos arquivos do seu produto, porque você precisa que eles sejam orientados para vender e fornecer todas as informações relevantes para consolidar o processo de compra. Devem ser completos, ter imagens reais dos produtos ou serviços e mostrar o preço real de compra.

Além disso, utilize outras ferramentas como infográficos, artigos informativos, pesquisas que favorecem ou justifiquem a existência de seu produto. Divulgue seus benefícios e todas as suas especificações de forma criativa, para que seu público se sinta mais seguro na hora de realizar a compra.

5. Crie um design voltado para a satisfação da experiência do usuário: busca simples e diversos canais de comunicação para esclarecer suas dúvidas

É fundamental que o design da sua loja seja orientado para a satisfação da experiência do usuário. Deve ser atraente, rápido e simples. Simplificar os processos de acesso às informações do produto é essencial. Para isso é necessário realizar as seguintes ações:

Crie uma marca de acordo com a sua empresa, amigável e eficaz. Esta é a sua carta comercial. Será a primeira coisa que os usuários verão ao entrar na sua loja virtual. Você já ouviu falar que a imagem é o que vende? Pois sim. Essa é uma chave fundamental para mostrar a todos que seu site é aquele que faz a melhor compra da vida deles. Escolha as cores, crie um logotipo, faça um diagrama de sua loja virtual de acordo com a personalidade do seu negócio.

Certifique-se de que o seu site está em conformidade com as condições de SEO, para melhorar o posicionamento da sua loja quando as pessoas o procuram online. Para atingir esse objetivo, selecione bem suas palavras-chave, nomeie todas as imagens que você vai publicar e pense bem na descrição de seus produtos.

Se você levar esses detalhes em consideração, terá mais chances de aparecer entre as primeiras opções de seu público-alvo, o que aumenta a possibilidade de que comprem de você e não de outras lojas online.

Da mesma forma, você precisa oferecer diferentes canais de comunicação para responder a quaisquer perguntas. Incorpore um Chat ou contato direto com o WhatsApp em sua mídia digital para atender rapidamente às preocupações de seus clientes e fazer com que eles se sintam próximos do seu serviço. 

6. Aproveite o banco de dados

Manter seus clientes em contato permite que você mantenha um canal de comunicação aberto e constante com eles. Desta forma, poderá informá-los sobre ofertas, novos produtos, promoções e qualquer tipo de alteração que venha a efetuar na sua loja. Para isso, uma boa opção é o email marketing. Com esta estratégia você envia ofertas adaptadas às suas compras ou de acordo com o catálogo dos seus produtos.

Criar e explorar um banco de dados de seus clientes permite conhecer seus interesses e descobrir quem são os consumidores potenciais de seus produtos a longo prazo. Assim, você não só terá as ferramentas para retê-los, mas também poderá oferecer-lhes outros serviços após a primeira compra.

Para ter um e-Commerce que venda bastante, você deve cuidar de muitos detalhes, mas se for bem-sucedido na conclusão de cada etapa, suas vendas aumentarão efetivamente e seu negócio renderá cada vez mais frutos.