Pin It

Você já pensou de onde vem, e para onde vai o petróleo, a sacola plástica e a garrafa de aguá?

Já devo ter comentado aqui no blog que há algum tempo atuo como educadora social. Nos coletivos buscamos debater diversos temas, inclusive os ambientais de forma transversal e lúdica, e nem sempre é fácil achar bom material de apoio, que seja de fácil entendimento e que principalmente não tenha uma dinâmica chata.

Gostei muito do site com conteúdo pedagógico desenvolvido pelo Insituto Akatu  sobre consumo consciente, o Akatu Mirim que apesar do foco no publico infantil, tem um material de tão boa qualidade, que pode ser utilizado com grupos de outras idades também.
O site faz a pergunta: “De onde vem e para onde vai?” O primeiro tema abordado foi o ciclo do petróleo, depois das sacolas plásticas, e a novidade do site é o ciclo das garrafas de água.
Adorei! Já entrou para a minha biblioteca de material didático. Seja você educador, pai, mãe, tio, criança ou adolescente, não deixe de conferir ;), #FicaDica.

Saiba mais sobre as opções de interatividade do site:

Animação deste novo bloco vai mostrar a cadeia produtiva da garrafa d´água, a relevância da água virtual no processo, o ciclo de água no planeta e a importância do uso e descarte corretos das garrafinhas.
Atividade para a criança fazer em casa é o “Tiro ao Alvo”, que ensina passo-a-passo a fazer um brinquedo a partir de uma garrafa de plástico, estimulando a reutilização do material antes da reciclagem.

Enquete incentiva a criança a reutilizar e reciclar, questionando sobre o que ela faz com a garrafa vazia.

Mural Temático pergunta “Se avisarem que vai faltar água, a solução é tomar menos banho ou tomar banhos mais rápidos?”, para provocar as crianças a refletir sobre o impacto do nosso consumo excessivo e a questão da melhor gestão da água, a começar pelos nossos usos diários, já que é um bem caro e finito.

Na seção Pais e Educadores, serão lançadas novas dicas para o dia-a-dia e sugestões de planos de aula para que o tema seja abordado de maneira transversal dentro da escola.

Comments

comments

8 comentários sobre “Você já pensou de onde vem, e para onde vai o petróleo, a sacola plástica e a garrafa de aguá?

  1. Pingback: Bruno Lira

  2. Pingback: Cada Gesto Conta

  3. Pingback: Rádio Montecarlo FM

  4. Pingback: Rodrigo Galis

  5. Pingback: Conversas de Cozinha

  6. Pingback: Guilherme N. S.

  7. Pingback: Mãe Com Filhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: