Google+

Visitei a fábrica verde da Coca-Cola em Maceió

@AlineKelly 27 de setembro de 2013 5
Visitei a fábrica verde da Coca-Cola em Maceió

Estive no dia 27/09 em Maceió com outros blogueiros participantes da plataforma #VivaPositivamente, visitando a primeira fábrica de refrigerantes certificada pela LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no Brasil. O LEED é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, saiba mais aqui

O @avidaquer listou alguns dos principais diferenciais que caracterizam as propriedades sustentáveis desta desta planta verde:

• O terreno foi escolhido em função da proximidade com comércio e serviço de forma a incentivar os usuários do edifício a deslocarem-se a pé, bicicletas ou transporte público, contribuindo assim para a redução dos níveis de emissão de gases. Pontos de transporte público são próximos ao terreno e de fácil acesso.

• Grande área do terreno é plantada, promovendo o gerenciamento mais eficiente das águas pluviais, maior biodiversidade e redução do efeito “ilha de calor”. A cobertura do galpão de produção com cor clara e pé direito alto diminui o efeito em função da maior reflexão solar e também da utilização de telhas com isolantes térmicos, propiciando maior conforto aos colaboradores.

• Equipamentos economizadores de água foram instalados, como válvulas “Dual-flush” e reuso de água dos chuveiros para as bacias sanitárias e torneiras com temporizadores. Sistema de captação e reuso de águas do processo produtivo para a irrigação também foi instalado.

• Foram aplicadas diversas soluções para a redução de consumo de energia, como tanque de acumulação, baixa densidade de potência Instalada de Iluminação (LPDI) e vidros eficientes, além do uso de iluminação natural, usando de telhas translúcidas e sistema de ventilação.

• Uso de madeira certificada (FSC) garantindo a origem de área de manejo florestal e Instalação de área para captação e gerenciamento de resíduos (reciclagem) na planta do edifício.

• Equipamentos de controle de poluição, como capachos, foram instalados nas entradas dos edifícios, reduzindo a entrada de partículas contaminantes, além de um sistema de monitoramento de CO2 nos ambientes internos, garantindo uma boa qualidade interna do ar.

Na conversa que tivemos com o grupo de blogueiros antes na chegada a fábrica, ouvimos por uma vídeo-conferência o VP de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Marcos Simões, falar um pouco mais dos 7 valores de sustentabilidade da empresa, assim como as iniciativas do Instituto Coca-Cola.  Tive também a felicidade de poder contar um pouco do que conhecia dos Coletivos Coca-Cola, iniciativa de geração de renda, empoderamento e fortalecimento da auto-estima, que atende principalmente jovens e mulheres em comunidades de alta vulnerabilidade social.

Já conheci boa parte do processo produtivo quando visitei a Fábrica da Felicidade no Rio de Janeiro.  Dessa vez tive também a oportunidade de acompanhar o envase das garrafas retornáveis. Tudo é automatizado, e são vários os sensores de segurança. Só para verificar a limpeza e o estado da garrafa retornável antes do envase, são 6 sensores. Se é identificado alguma falha, como por exemplo água do processo de lavagem, automaticamente a garrafa é separada para voltar ao processo de limpeza, se for identificado alguma trinca na estrutura, é destinada a reciclagem.

Na linha de produção das embalagens PETs, é possível ver desde quando o tubo que dará forma a garrafa entra no processo produtivo e é expandido para tomar o formato de uma garrafa, o envase é realizado na sequência, a garrafa recebe o gás, as tampas e o rótulo, por último todas as garrafas passam por sensores de segurança. Tudo automatizado, sem intervenção humana. Há funcionários acompanhando o processo, mas somente para garantir o bom funcionamento das máquinas.

Vejam essa foto da @mahperezz que estava na visita conosco:

Abaixo um vídeo bem bacana que mostra de pertinho um pouco do que vimos sobre o processo de produção. E se você quiser ver de perto, há fábricas em diversos locais do Brasil. Para realizar uma visita guiada, basta se cadastrar no site da empresa ou ligar para o número 0800-021-2121.

Veja quem mais esteve comigo nesta visita:

Os participantes da rede de blogs Viva Positivamente @samegui do @avidaquer, @andersoncosta do Movebla, @clauchow do Ecodesenvolvimento, @anamariacoelho do Lounge Empreendedor, @renatoguimaraes do Sustenta News, @smiletic do Porque minhas opiniões não cabiam na telinha da TV, @sustentavell do Sustentabilidade Corporativa, @gnsbrasil do Conversas de Cozinha, @arqsteinleitao do Arquitetando Ideias, @daianevv do Vivo Verde, @claudiamidori do Aventuras Gastronômicas, @elfinha Elfinha, @biosustentavel do Autossustentável, @cozinhapequena Cozinha Pequena, @claudiagiane do Bolsa de Novidades, @regianedesign do Casa com decoração, @lucianakotaka do Comportamento Magro, @kitaferreira do Inventando com a mamãe, @senalaila do Xô, Bacon! E claro, @inagaki do Pensar enlouquece e eu, @samegui, do A Vida Como A Vida Quer.

E, como sempre nos nossos encontros Viva Positivamente, teremos convidados indicados por nossos blogueiros: Gabriel de Arruda Barbosa Lima (Instituto Akatu), Renê Silva (@rene_silva_rj do Voz da Comunidade), Eduardo Ferreira Ribeiro (professor da UFT), Luis Eduardo Vieira Leitão (Engenheiro Civil em Porto Alegre), Humberto Oliveira (@obuteco), Claudia Speroto (do blog Usei e contei), Denise Meneghello (artista plástica com uma visão especial do reaproveitamento de materiais), Caio Novaes (@brogui), Kellen Bittencourt (do Trilhamarupiara Diário de Viagens), Ana de Cesaro (Tá e daí), Talita Ribeiro (do Viagem e Voo), Jhonny Jessé (@cocagelada) e Hilário Júnior (@metheoro).

 

5 Comments »

  1. Chris Ferreira 8 de outubro de 2013 at 19:53 - Reply

    Oi Aline, a visita foi ótima e gostei muito de saber mais sobre os coletivos Coca-Cola com a sua apresentação.
    beijos

  2. Chris Ferreira 8 de outubro de 2013 at 20:03 - Reply

    Oi Aline, a visita foi ótima e gostei muito de saber mais sobre os coletivos Coca-Cola com a sua apresentação.
    beijos

  3. Sandra Portugal 9 de outubro de 2013 at 1:09 - Reply

    Parabéns por fazer parte desse seleto grupo que Vive Positivamente com a Coca-cola! Cada blogueira apresentou o seu enfoque da visita e a leitura de todos os artigos está compondo uma visao bem ampla desse projeto! bjs Sandra Portugal http://www.projetandopessoas.com.br

  4. Paty 26 de abril de 2014 at 0:47 - Reply

    Oi Kelen vim ler esse post maravilhoso pela indicação da Vi do tacho da Pepa, realmente se cada um fizer um pouquinho… teriamos uma grande melhora.bjs

  5. Paty 26 de abril de 2014 at 0:48 - Reply

    Eita que misturei tudo aline desculpa mas é sobre o mesmo assunto… mas adorei o post. ..

Leave A Response »