Pin It

Videogame, de vilão a aliado no combate ao sedentarismo.

Noticia de 2008: Computador e videogame são principais vilões da obesidade infantil.

Para a professora do curso de pediatria da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), Denise Schoeps, o hábito de passar horas em frente a computadores e jogos de vídeogame é o principal causador do sedentarismo entre crianças e adolescentes.

Mas tudo isso mudou depois que surgiram os games ativos, em que os  jogadores precisam imitar os movimentos necessários para controlar as personagens do game. Estes games já são considerados por especialistas aliados no combate a obesidade infantil. Curioso que esta última notícia também é de 2008, ou seja, não coloquem a culpa na tecnologia, o que faz diferença mesmo é a forma como a utilizamos.

De acordo com o estudo, crianças queimam mais de quatro vezes mais calorias por minuto brincando com jogos ativos do que em games onde a atividade é feita com elas sentadas, sem grande movimentação. (link)

 

Talvez você já deve ter ouvido falar dos jogos de danças e de esportes em que é possível reunir a família toda, mas tem até game que é praticamente um personal trainer.

O Nintendo Wii foi o percursor deste tipo de jogo, eles revolucionaram a forma de jogar ao lançar o primeiro joystick que percebia os movimentos do jogador, na maioria dos jogos é necessário movimentar o controle para realizar diversas ações importantes, como rebater uma bola de tênis, e com a plataforma Wii Balance Board,é possível ampliar os tipos de movimentos utilizados no jogo.

No Playstation também tem opções de jogos ativos, para isso é preciso adquirir o kit Playstation Move. Para jogar você usará um joystick  que parece um controle remoto com uma esfera na ponta, que lê e traduz os movimentos de quem está com ele na mão para a tela da televisão, e utilizam também de uma câmera, que funciona como sensor.

Agora um nível acima dos outros (me desculpe os fãs de Wii), é o Kinect do Xbox, que dispensa a necessidade de controles usando o próprio corpo do jogador para realizar os movimentos. O sensor é tão sensível, que consegue captar a movimentação do seu corpo dos pés até as mãos e reproduzir na tela exatamente o que você está fazendo. Um dos games mais conhecidos que utilizam o sensor é o Kinect Adventures:

O que fez eu me apaixonar pelo Kinect foi o Dance Central <3 Veja esse vídeo e me fale se não é impressionante a forma como ele capta TODOS os seus movimentos? Nem adianta deixar uma mãozinha ou um pé para trás na hora de fazer a coreografia:

Agora você quer fazer algo mais a sério? Que tal um personal trainer? Pois é praticamente assim que funciona o Nike+Trainning, em que você faz uma avaliação física, define o seu plano de treinamento, e o tempo todo orientado por um personal que fica de olho em TUDO, se você errar a postura do movimento proposto ele vai te avisar. Sério, não é brincadeira, ao final de uma sessão de 30 minutos você sai como se estivesse feito uma aula na academia. Vou fazer um post detalhando as suas possibilidades. Enquanto isso confira no vídeo:

Lá em casa não libero este último para as crianças não, não acho adequado, afinal estamos falando de atividade físicas localizadas, um lance meio academia sabe? E vale reforçar que aqui também vale a pena tomar todos os cuidados que são indicados antes de se iniciar qualquer atividade física, como consultar o seu médico para fazer uma avaliação, durante as atividades utilizar roupas e tênis adequados, além de não se esquecer de manter uma alimentação equilibrada. E atenção: esses jogos NÃO substituem as atividades físicas tradicionais, mas ótimo como formas complementares de colocar o corpo em movimento.

Olha a minha cara após meu programa de 30 minutos:

image

[plus] Ainda não sentiu firmeza? Confira esse vídeo com a @anadecesaro

Quer mais dicas de como incluir atividades físicas no seu dia a dia de forma simples? Confira este bate-papo realizado pelo Mães+Amigas que participei em que entrevistávamos o Dr. Matsudo, médico especializado em medicina esportiva e balanço energético que me garantiu que esses jogos são sim uma forma positiva de complementar atividades físicas:

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: