Pin It

Vamos falar de saúde da mulher?

Hoje estive em Brasilia representando (com muita felicidade) o blog @avidaquer em um encontro de blogueiras com o Ministro da Saúde Alexandre Padilha. O encontro buscou facilitar a disseminação de informações de promoção da saúde. Estudos mostram que cada vez mais as pessoas buscam conhecimento em saúde na Internet, a ação funciona para esclarecer de forma correta as dúvidas das pessoas e promover o autocuidado.

Pela manhã visitamos uma Unidade de Mamografia Móvel na região rural de  Paranoá,  que fica no entorno de Brasilia.  A Tarde aconteceu um bate-papo com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas sobre o cuidado com a saúde da mulher. A conversa foi transmitida por Hangout, sendo esta a primeira iniciativa de uma instituição governamental neste sentido.

O encontro do ministro Padilha com as blogueiras foi pensado com o objetivo de facilitar a disseminação de informações de promoção da saúde. Estudos mostram que cada vez mais as pessoas buscam conhecimento em saúde na Internet, a ação funciona para esclarecer de forma correta as dúvidas das pessoas e promover o autocuidado.

Saúde da Mulher – As políticas de Saúde da Mulher têm sido fortalecidas nos últimos anos. O Ministério da Saúde vem trabalhado para melhorar o atendimento no SUS, realizando ações de promoção de saúde que contemplam a prevenção, o acolhimento e o tratamento. Dentre outras, é uma preocupação do órgão o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama e o câncer de colo do útero. O que é possível com a prevenção a partir de exames, como a mamografia e o Papanicolau, ambos realizados na rede pública.

Em 2011, foi lançada a estratégia Rede Cegonha, composta por um conjunto de medidas para garantir a todas as brasileiras, pelo SUS, atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida.

Vou contar detalhes do encontro lá no @avidaquer, aproveite e confira a coluna publicada por lá todas as segundas-feiras sobre saúde e vida saudável. Outra fonte de informações bacana sobre o tema, é o blog e a fanpage do Ministério da Saúde.

Participaram também do encontro:

Comments

comments

2 comentários sobre “Vamos falar de saúde da mulher?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: