Pin It

Torcendo pelo Brasil dentro e fora dos campos

image

Sim, eu vou torcer pelo Brasil na Copa.  Vou torcer como sempre fiz e não é o Tribunal do Facebook que vai decidir por mim qual é a melhor forma de demonstrar meu descontentamento com os nossos problemas sociais.

Torcerei também, como também sempre o fiz, pelo Brasil fora dos gramados.
Cantar o hino nacional (e me emocionar) ao começo de cada partida, comemorar a cada gol, não fará com que eu me esqueça das obras de mobilidade urbana que não aconteceram, das estranhas obras de estádios em cidades que nem grande times de futebol possuem, das obras que custaram muito mais que o previsto, dos atrasos, da falta de planejamento.

Porque o que realmente me importa não é que os turistas não fiquem presos no trânsito ou em um transporte público ineficiente. O que pode acontecer com eles em 1 mês é o que vivemos no nosso cotidiano. E ao contrário do que dizem por aí, pelo menos para mim, torcer pela Copa não é ignorar estes fatos.

– torço pelo Brasil na Copa,
– torço por um Brasil menos desigual
– torço por um Brasil em que a presença de muitos turistas não seja visto como um risco para as nossas crianças
– torço por um Brasil em que acesso a educação vá além se presença na escola, mas sim represente transformações de vida
– acima de tudo, torço pelos brasileiros!

Comemorarei cada gol sim, mas na torcida que em breve possamos ser protagonistas, e não só espectadores, desta grande festa. E para que imagens como a que posto abaixo, não seja tão significativa.
image

Terminei este post após atravessar a cidade da Zola Leste a Zona Sul há poucas horas do primeiro jogo. O que vi foi muito verde e amarelo pelas ruas, no metrô e no trem. Ao contrário do que bradavam os pessimistas, o brasileiro não desistiu de curtir a copa.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: