Pin It

Terceiro dia do Fórum SWU – Meio Ambiente #ForumSWU

Depois de uma noite de muito frio no camping do Maeda, e descobrir que é possível sim tomar banho e lavar o cabelo em 7 minutos (o banho era racionado no camping), estava pronta para mais um dia do Fórum Global de Sustentabilidade SWU.

Mas pelo jeito o backstage não, e o início atrasou cerca de 1 hora. O terceiro dia do #ForumSWU começa ao som da música One Love, sendo que no telão era exibido o vídeo de pessoas de diversas nacionalidades cantando juntas por iniciativa do Playing For Change , que tem como objetivo reunir pessoas simples, cantando músicas que cheguem ao coração. Esse momento musical do Fórum, contou ainda com a apresentação ao vivo do cantor de Cabo Verde Ilo Ferreira, que morou 6 anos em São Paulo quando cursava engenharia na USP, carreira que ele desistiu em prol da música.

Veja o clip:

Mas vamos ao primeiro painel: ”Entendendo o Meio Ambiente”, com a presença de Gillian Caldwell da 1Sky.org organização dedicada as questões do aquecimento global, e que defende ações que limitem a produção de enxofre em 350 ppm. Gillian lembrou que hoje estamos no patamar de 392 ppm, precisamos pensar em como retomar patamares anteriores, e para isso é preciso reconsiderar todos os aspectos de nossas vidas, principalmente o nosso perfil de consumo. Nós dos EUA (país líder em consumo), precisamos pedir desculpas ao planeta e principalmente aos povos mais pobres, que são os primeiros a serem atingidos (o/ claro que quem acompanhava o fórum aplaudiu muito nesse momento).

O destaque deste painel foi para o jornalista Washington Novaes: “nosso modo de vida é incompatível com as possibilidades do planeta, e isso ameaça a sobrevivência da vida humana, não é uma questão só de meio ambiente. Mas principalmente é preciso acabar com a retórica da indignação, todo mundo fica indignado, mas ninguém faz nada, é preciso levar o tema para a política senão não haverá solução”.

Particularmente achei muito conveniente esta questão da “retórica da indignação”, principalmente em um evento em que todos contestavam sobre a geração indiscriminada de lixo durante os três dias de evento, teve quem levantasse se a reciclagem não era desculpa para não se preocupar com a geração indiscriminada de lixo (para você entender melhor, por exemplo, as bebidas eram retiradas das latas e colocadas em copos, o que duplicava o lixo gerado por cada dose), mas preste atenção a foto ao lado tirada após a saída dos participantes do fórum… Se ali dentro do fórum foi assim, já dá para você imaginar como ficou o lado de fora da tenda.

Outro convidado bacana deste painel e que adorei conhecer pessoalmente, foi o Gustavo Salles do Projeto Compensar e do Rejuma – Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade, que já começou a sua fala dentro do espírito do SWU – Start With You: Quis começar pela minha casa, minha rua aonde tem uma escola infantil, incentivando pequenas atitudes como reciclagem.

“Se as pessoas acreditarem que o mundo pode ser melhor, ele poderá ser melhor (Gustavo Salles)”

Gustavo lembrou também do momento político (que inclusive eu comentei lá no blog), “a aceitação da proposta de sustentabilidade de Marina nesta eleição, mostra que o Brasil está mudando”. 

No último painel do fórum: Conscientizar – Uma mensagem Global, o sócio da Socially Bright, Tom Gueterbock, especialista em jogos sociais e criador do Farmville, falou do papel dos games na conscientização, e adiantou que está desenvolvendo um social game com foco em sustentabilidade, o World True, é esperar para ver. Jeff Corwin apresentador do Animal Planet e Discovery Network, fundador do Ecozone, museu interativo focado em conservação ecológica, destacou que o Brasil é um grande hotspot da biodiversidade mas muitas descobertas estão sendo perdidas, a mídia acaba sendo uma porta para que as pessoas armadas de informação, tomem decisões melhores.

Mas você quer saber que assunto foi o destaque no Twitter durante o terceiro dia do fórum? Foi a falta de tato do @Eduardo_Fischer organizador do evento, para lidar com algumas criticas. O jornalista Washington Novaes ao falar cobre as mudanças de comportamento necessárias para um estilo de vida mais sustentável, usou a própria tenda do fórum como exemplo, dizendo que provavelmente os próximos tirarão mais proveito da iluminação natural (a tenda era toda preta por dentro, exigindo muitas luzes artificiais), o comentário resultou em discurso de defesa do Eduardo Fischer, falando primeiramente do desafio que foi montar um evento daquele porte em meio a um antigo pasto, até ai tudo bem, o problema foi o tom ao falar de que a previsão era de chuva, por isso a tenda, que não gostaríamos de participar do fórum em meio ao barro. Mas me diz uma coisa, quem falou de fazer o fórum ao ar livre? A sugestão era de aproveitar melhor a luz natural, a chuva não é motivo para a tenda ser toda preta, mas está valendo. Os convidados do fórum também levantaram outras criticas, como a produção excessiva de lixo, as condições inadequadas de trabalho dos colaboradores, e o tom das respostas foram os mesmo. Mas pelo jeito mais tarde o Eduardo Fischer pensou bem e resolver mudar o tom, veja o que ele publicou no Twitter:

(link: http://twitter.com/#!/Eduardo_Fischer/status/27062526580)

Mas voltando, o Fórum Global de Sustentabilidade trouxe convidados de alto nível, com temas importantes, mas devido ao curto tempo disponível, as discussões foram rasas. Faltou transmitir o fórum nos telões da Arena Maeda, já que os shows só iniciavam após o encerramento deste. A transmissão on line também não deu conta, engasgando na maior parte do tempo, mas com certeza foi um start, que afinal é a proposta do evento. Agora é esperar e torcer por avanços na edição de 2011.

4 comentários sobre “Terceiro dia do Fórum SWU – Meio Ambiente #ForumSWU

  1. Pingback: [BLOCKED BY STBV] Fórum SWU abre inscrições para a edição 2011 | Sustentável 2.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: