Pin It

Temas sustentáveis na Campus Party 2011

Wow! Campus Party chegando, e os apaixonados por tecnologia já estão na contagem regressiva, claro que eu estou entre eles. E como o objetivo deste blog, é conectar iniciativas de sustentabilidade, não podia deixar de reunir as ações dentro da #cpbrasil.

Desde 2009, não temos mais na programação a Campus Verde, que tinha como objetivo gerar conteúdo e reunir iniciativas sustentáveis, mas como a essência da sustentabilidade é promover uma sociedade mais igualitária e justa, podemos citar várias iniciativas dentre da programação desta grande festa geek.

E esta festa tem um convidado vip logo no primeiro dia de palestras, no dia 18/01 as 13:00 no palco principal a presença de Al Gore, sim aquele que foi vice-presidente dos Estados Unidos, e que ganhou o Oscar pelo documentário “Uma verdade incoveniente” um marco na discussão sobre aquecimento global.

No mesmo dia as 17:15 tem o debate “Redes Sociais na Educação” no palco Social, Media. Ainda sobre educação, mas já no dia 20 as 14:30 terá a palestra “Parece impossível, mas não é – Educação e Diversão podem andar juntas” no palco Games. As 18:45 no palco principal, a mesa redonda “Experiências de educação e cultura digital“, que discutirá as consequências das mudanças socioeconômicas que chegaram com a presença da tecnologia digital, uma conexão entre o comportamento das pessoas, o contexto social e educacional. Três ótimas abordagens para um tema que é a pilastra de uma sociedade sustentável.

No dia 21 as 16:30 no palco Música, o tema é um grande evento que aconteceu em outubro de 2010 com o propósito de aliar música e sustentabilidade, o SWU – Starts with you, o qual fui representante da insider @Samegui, e fiz a cobertura do Fórum SWU e a @djmisscloud fez a cobertura musical. O objetivo é discutir sobre as intenções de difusão de práticas sustentáveis do festival, e quais foram os resultados obtidos.

E já pensou em aproveitar o lixo eletrônico que você coleciona em casa? A oficina “Como construir um aquecedor USB” ensinará a manter seu café ou chá quentinho por mais tempo com a ajuda de um processador queimado e muita criatividade.

Em 2010 a  Campus Party México, lançou um desafio para os campuseiros: produzir um aplicativo em favor da defesa do meio ambiente! Quem sabe não aparece um desafio deste na edição brasileira?

Claro que outras coisas poderiam ser discutidas, como por exemplo: como lidar com todo o gasto energético durante o evento? Será que não se poderia optar por energias alternativas, solar por exemplo, para complementar o uso da rede de fornecimento tradicional? Mas isso já é história para outro post, conto em breve.

Para quem vai curtir pessoalmente a Campus Party 2011, nos encontramos lá. Se você não vai, mas quer estar por dentro de tudo que vai rolar por lá, acompanhe no meu twitter pessoal @alinekelly, e siga a hashtag #cpBrasil.

3 comentários sobre “Temas sustentáveis na Campus Party 2011

  1. Pingback: Tweets that mention Temas sustentáveis na Campus Party 2011 | Sustentabilidade e um pouco mais… -- Topsy.com

  2. Pingback: Al Gore e Tim Berners Lee na #cpbr4, conectados a sustentabilidade… | Sustentável 2.0

  3. Pingback: Campus Party é muito mais do que uma reunião de nerds #socialgood | Sustentável 2.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: