Pin It

TEDxAmazônia discute qualidade de vida neste final de semana.

Quando se fala em meio ambiente no Brasil, uma coisa é fato, sempre a Amazônia é lembrada. Mas há muitas outras temáticas sobre sustentabilidade a serem discutidas sobre a região.

Neste final de semana (06 e 07 de novembro/2010) está rolando a primeira edição do  TEDxAmazônia, com o  tema: Qualidade de Vida para todas as espécies do planeta.

Inicia no dia 06, em Manaus, o Ted Amazônia. Mais de 400 pensadores de diversas áreas do conhecimento reunidos em um dos ecossistemas mais complexos do mundo, que se distribui por nove países da América do Sul e é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Um encontro de interesse global que discutirá por dois dias como as nossas ideias podem melhorar a Qualidade de Vida das mais de 5 milhões de espécies do planeta. Cerca de 50 palestras nas quais o ser humano é tão importante quanto o coral marinho.

Dentre os 50 palestrantes convidados, destaco o Stef Van Dongen , holandês criador da Enviu, uma incubadora para empresários com menos de 35 anos que criam negócios sustentáveis. O projeto da  Enviu que mais reverberou pelo mundo foi uma discoteca na qual os passos de dança do público geram energia. Já falei do Stef lá no comecinho deste blog durante o Congresso Sustentável 2009, em que tive o prazer de conhecer o seu trabalho. Não deixe de visitar o site do #TEDxAM para conhecer os outros palestrantes.

E para não perder nada do que está rolando, acompanhe o site Oi Acontece, com transmissões e arquivos de vídeos, e todos os tuites com a hashtag #TEDxAM.

Você sabe o que é o TEDx? O TED surgiu em 1984 como uma conferência anual na Califórnia e já teve entre seus palestrantes Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore, Michelle Obama e Philippe Starck. Apesar dos mil lugares na platéia, as inscrições esgotam-se um ano antes. Cerca de 500 das palestras estão disponíveis no site do evento e já foram acessadas por mais de 50 milhões de pessoas de 150 países. A cada ano a organização elege um pensador de destaque e repassa a ele 100 mil dólares para que ele possa realizar “Um Desejo que Vai Mudar o Mundo”. Com essas 4 ações, TED Conference, TED Talks, TED Prize e TEDx a organização pretende transformar seu mote “ideias que merecem ser espalhadas” cada vez mais em realidade. “Acreditamos apaixonadamente no poder das ideias para mudar atitudes, vidas e, em última instância, o mundo”, dizem os organizadores do TED.

Comments

comments

2 comentários sobre “TEDxAmazônia discute qualidade de vida neste final de semana.

  1. Suelen

    Olá! Creio que um tema essencial para a questão da sustentabilidade nas cidades é o do crescimento populacional.

    Na semana passada, o IBGE anunciou o resultado do Censo 2010. A taxa de crescimento das cidades brasileiras foi, em média, 9,37%. Chamou a atenção que a maioria das capitais cresceu abaixo da média.

    Nós abrimos uma tópico de discussão na Rede Global de Cidades Inovadoras para comentar como as pessoas estão percebendo pessoalmente esse crescimento populacional.

    Confira os comentários e opine vc tb aqui: http://migre.me/20kFM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: