Pin It

São Paulo ganha projeto inédito de logística reversa de eletroeletrônicos na Lapa

Começou a funcionar hoje na cidade de São Paulo, um inédito projeto piloto de logística reversa de resíduos eletroeletrônicos, resultado de parceria entre os governos do Japão e do Brasil, com a participação de varejistas, cooperativa e associações representativas do setor, a iniciativa será realizada até outubro deste ano na região da Subprefeitura Lapa e visa sensibilizar o cidadão sobre a importância da destinação correta para esse tipo de material.

Foto: Assessoria de imprensa/SES

Foto: Assessoria de imprensa/SES

Entre os itens que poderão ser descartados estão os eletrodomésticos, como liquidificadores, espremedores, ferros de passar e eletrônicos de pequeno porte, tais como aparelhos de áudio e vídeo, laptops e celulares. Não estão incluídos no projeto itens como baterias, pilhas, lâmpadas fluorescentes e tonners de impressora.

Veja os locais de descarte:

Marca apoiadora Endereço da loja participante
Casas Bahia Rua Doze de Outubro, 436 – Lapa
Rua D. Cincinato Pomponet, 161 – Lapa
Extra Av. Jaguaré, 460 – Jaguaré
Extra Hiper Rua Samuel Klabin, 193 – Nova Aliança
Lojas Americanas Rua Doze de Outubro, 92 – Lapa
Pernambucanas Rua Dr. Cincinato Pomponet, 11 – Lapa

 

A iniciativa reúne a JICA (Japan International Cooperation Agency), órgão do governo japonês responsável por implementar ações que apoiem o crescimento e a estabilidade socioeconômica de países em desenvolvimento; o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior); o MMA (Ministério do Meio Ambiente), a Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria de Serviços e da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana); e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

“Este é um imenso desafio e todos os agentes políticos e administrativos deverão se empenhar nesse projeto”, destacou o presidente da Amlurb, Ricardo Brandão Figueiredo, que mencionou a parceria com a JICA dentro do contexto de diversas realizações da gestão do prefeito Fernando Haddad na área da gestão de resíduos, entre elas o Pátio de Compostagem, também localizado na Lapa.

O lançamento do projeto, que tem como mascote o simpático robô Descartes, ocorreu nesta terça-feira (26/4), durante evento promovido no Bunkyo — Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social —, na Liberdade, com as presenças de diversas autoridades dos dois países.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: