Pin It

Sobre sucos de caixinha, o poder da informação e das nossas escolhas para uma vida saudável

Quem acompanha as redes sociais aqui do blog, sabe que na semana passada participei de um evento realizado pela Del Valle que reuniu influenciadoras digitais para conhecer detalhes do seu processo produtivo. O encontro contou com a presença de Sérgio Garcia, diretor de bebidas não carbonatadas da Coca-Cola Brasil, e Maria Cecília Corsi, especialista em Nutrição Clínica, em um papo mediado pela jornalista e blogueira Sam Shiraishi, que falou sobre sua visita a fábrica da Del Valle em Linhares – ES.

Talvez você já tenha visto algumas criticas quanto aos sucos de caixinha, confere? É exatamente aí que entra o quesito informação que destaquei no titulo deste post. Vamos lá que vou explicar o meu raciocínio.

Frutas e legumes são essenciais e, sem sombra de dúvida, são as melhores opções para nos nutrirmos com todas as vitaminas que necessitamos para viver bem. Todos concordamos com isso. Mesmo assim 3, em cada 4 brasileiros não consomem a quantidade mínima recomendada pela OMS – Organização Mundial da Saúde.  Entre os jovens os dados são ainda mais alarmantes,  mais de 90% não consomem a quantidade ideal de frutas.

Ofereça para um filho adolescente um suco ou uma fruta para levar para a escola e qual você acha que ele vai escolher? Minhas filhas pegam o trem comigo para ir para a escola, e sempre que possível incluo na lancheira uma fruta, como maça, banana, ameixa, que são as que elas preferem, poderia fazer um suco natural? No meu caso que muitas vezes elas vão comer esse lanche no final da tarde, com certeza não seria a melhor opção, isso sem contar na praticidade para os dias mais corridos. E é aqui que eu gostaria de chegar! 

Meus filhos vivem em um mundo industrializado, e espero poder ajudá-los a fazer melhores escolhas no dia a dia deles. Acredito muito que o equilíbrio é a chave para uma vida saudável em todos os aspectos. E dentro deste conceito fico feliz de ver marcas como a Del Valle investindo em produtos que atendam a demanda de quem procura opções mais saudáveis (já contei que sou daquelas que fica lendo os rótulos das embalagens para escolher qual produto comprar?).

Nos últimos 5 anos a Coca Cola fez diversas mudanças em suas fórmulas, a partir de pesquisas e experimentos para proporcionar mais nutrição com o mesmo sabor. Foi assim que chegaram a solução de adoçar com suco de maçã (ou polpa de banana no caso do Del Valle Reserva), podendo reduzir consideravelmente a adição de açúcar nos produtos.

A linha de néctar que está sendo reformulada e estará a disposição dos consumidores a partir de setembro, conta com 25% menos açúcar, além disso as vitaminas e fibras que são perdidas no processo de pasteurização são adicionadas ao produto (lembrando que mesmo em casa ao fazer um suco de frutas ele acaba perdendo fibras). Outras opções da marca para quem vê o suco como uma forma de nutrição é a linha 100% suco, e Del Valle Reserva, que é feito das chamadas super-frutas (vou fazer um post depois sobre essa linha para contar pra vocês sobre a iniciativa sensacional de valorização da cadeia produtiva).

Créditos da foto: instagram @kidsindoors

Créditos da foto: instagram @kidsindoors

E antes que alguém venha de mimimi, o diretor Sérgio Garcia fez questão de deixar claro que a postura da Coca Cola não é de incentivar a substituição da fruta pelo suco industrializado. E nem está em discussão o que é mais saudável: frutas e legumes são essenciais e devem ser consumidos em primeiro lugar.  O que a Del Valle busca é trazer opções para quando não temos as frutas e sucos naturais à mão, ajudando a complementar as 5 porções diárias de frutas recomendadas.

Não sei vocês, mas eu que saio de casa as 08 hrs da manhã com os meus filhos e retorno depois das 18 hrs, fico é muito feliz de poder contar com opções mais saudáveis para o lanche deles e de toda a família.

E você, também acredita que com informação, podemos fazer escolhas mais saudáveis? 

Então confira algumas dicas apresentadas pela nutricionista Maria Cecilia Corsi durante o evento:

  • “As mães sabem o que precisam dar para as crianças, o problema é como dar.”
  • O ideal é oferecer algo de 3 em 3 horas e nestas pequenas porções, oferecer algo saudável.
  • A criança precisa estar satisfeita e não cheia.
  • A criança precisa de muito menos alimenta do que você imagina.
  • A receita de DelValle Néctar foi melhorada para garantir os principais nutrientes de cada fruta
  • Todo alimento quando passa do sólido para o líquido perde poder nutritivo, principalmente fibras, por isso são adicionados.
  • Uma porção de 100ml de suco durante a refeição distribui melhor as vitaminas e os ácidos.
  • Gomas em geral são fibras solúveis, melhorando o metabolismo, diminuindo velocidade do açúcar. A goma acácia, usada no novo Del Valle Mais, é natural, proveniente da seiva da árvore acácia, e garante a quantidade de fibra necessária nos sucos.
  • Os sucos parecem muito calóricos? Pois para ter uma noção, o Kapo, que foi reformulado recentemente e tem legumes (como cenoura) na sua formulação, tem a mesma quantidade de calorias que uma maçã.

 

da esquerda para a direita, a jornalista e blogueira Sam Shiraishi, a nutricionista Maria Cecilia Corsi e o Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil, Sérgio

Da esquerda para a direita, a jornalista e blogueira Sam Shiraishi, a nutricionista Maria Cecilia Corsi e Sérgio Garcia, diretor de bebidas não carbonatadas da Coca-Cola Brasil.

Algumas das influenciadoras digitais presentes ao evento.

Algumas das influenciadoras digitais presentes ao evento.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: