Pin It

Matilha Cultural convida para 5ª edição do Setembro Verde

A partir do dia 17 de setembro, a Matilha Cultural dá início à 5ª edição do Setembro Verde, projeto multimídia colaborativo com foco em temas políticos e socioambientais para o debate público programação gratuita relacionada às artes, intervenções de rua, cinema, debates e oficinas. A edição desse ano tem como foco a resistência indígena no Brasil e as dinâmicas entre tribos e redes.

No ano que marca os 25 anos do reconhecimento dos direitos indígenas na Constituição Federal, nada há a comemorar. Uma investida sem precedentes sobre as terras públicas está em curso no Brasil. O objetivo é abrir essas áreas aos grandes interesses econômicos ou tirá-las do caminho quando representam entraves à sua expansão. Essa investida traduz-se numa feroz disputa pelo que restou do território nacional e de seus recursos naturais após sucessivos ciclos de avanço predatório da fronteira econômica.

Apesar do impacto devastador da colonização, há hoje no Brasil milhares de comunidades indígenas, pertencentes a mais de 230 povos, que falam cerca de 180 línguas, de acordo com o Instituto Socioambiental. Essas comunidades se espalham por quase todos os estados, no campo e na cidade. Essa diversidade cultural também incorpora os conhecimentos tradicionais indígenas. Esses povos são os maiores conhecedores de nossa imensa biodiversidade e, ao conservarem suas terras têm muito a nos ensinar sobre o uso sustentável dos ambientes naturais.

Por conta disso, o Setembro Verde quer reforçar a resistência indígena e sua luta pelo direito à terra. Todo o espaço da Matilha será ocupado de maneira que possa lembrar o importante momento político e a crescente ameaça aos direitos constitucionais dos povos indígenas.

Em 2012, Thiago Mundano e Pimp My Carroça participaram pela segunda vez do projeto Setembro Verde. Além do test drive, houve projeção do doc Pimp My Carroça, seguida de conversa sobre resíduos na cidade. No vídeo um pouco da participação do Thiago:

Confira no site a programação completa: matilhacultural.com.br

MATILHA CULTURAL
Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo
Tel.: (11) 3256-2636
Horários de funcionamento: terça-feira a domingo, da 12h às 20h/ exceto sábados: 14h às 20h

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: