Pin It

Setembro te convida a sair do sedentarismo

Você sabia que o sedentarismo já é considerado o mal do século? Pesquisas surgem a todo o momento comprovando o fato. Segundo pesquisa publicada na revista médica britânica Lancet, estima-se que a falta de exercícios vem causando tantas mortes quanto o tabagismo.

Mas pera, este post não é para causar terrorismo, e sim para convidá-los a aproveitar a primavera (sim, eu amo setembro), para sair da rotina e colocar o corpo em movimento. Vamos combinar que o tempo ameno e as ruas mais floridas colaboram né?

Aqui em São Paulo acontece este final de semana a Virada Esportiva, com o lema: São Paulo em Movimento.

Nos dias 20 e 21 de setembro, mais de duas mil atividades esportivas, em mais de 400 endereços vão fazer de São Paulo o maior centro esportivo do mundo. Seis arenas serão especialmente montadas, entre elas a do Centro Esportivo e de Lazer Tietê, que será inaugurado no sábado, 20. Dentre as atividades previstas tem corrida de rua, artes marciais, skate, asa-delta, brinquedos infantis, vôlei, carrinho de rolimã, tênis, futebol, bungee jump e canoagem. Confira a programação.

Uma outra dica para deixar o sedentarismo de escanteio é a campanha Move Brasil, iniciativa conjunta do Sesc, Ministérios do Esporte e da Saúde, e outras organizações ligadas ao esporte que estarão como uma programação especial entre os dias 21 e 29 de setembro em diversas cidades brasileiras.

Incluir o hábito saudável na rotina das pessoas é a meta da campanha Move Brasil, a proposta é aumentar o número de pessoas, que o Ministério dos Esportes chama de movedores, e, por consequência, o número de praticantes de atividade física no país. Veja aqui a programação e confira se haverá atividades em sua cidade.

Os números do sedentarismo:
Segundo estudo realizado pelo Sesc com mil pessoas de 70 cidades brasileiras, mais de 50% dos entrevistados declarou não praticar esporte e atividades físicas. Entre o grau de instrução, foi constatado que os entrevistados com menor escolaridade são os mais sedentários. Na faixa etária, os maiores de 35 anos são os que menos praticam esportes, enquanto 42% dos jovens de 16 a 24 anos praticam alguma atividade física pelo menos uma vez no mês.

E você sabe qual o mínimo necessário de atividade física diária para uma vida saudável? É sobre isso, e um pouco mais, que vou participar hoje de um encontro que reunirá os blogueiros do #VivaPositivamente do qual faço parte, e contará com a presença do Dr. Victor Matsuo (médico esportista, ortopedista e traumatologista) e a nutricionista Claudia Cravo. Quer ficar por dentro? Acompanhe a cobertura colaborativa no nosso Twitter @isustentavel e seguindo a hashtag #VivaPositivamente.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: