Pin It

Inclusão e geração de renda apoiados pela #SemanaOtimismo

Essa semana estive no Rio de Janeiro a convite da Coca-Cola e do portal #VivaPositivamente  (que sou colaboradora) para o lançamento da Semana Otimismo que transforma.  Na parte da manhã tivemos um bate-papo com o Tião dos Santos (aquele do documentário Lixo Extraordinário), ele é o presidente da Associação dos Catadores do Jd. Gramacho, que é o maior aterro sanitário da América Latina.

Como bem disse uma vez o ex-presidente Lula: “Coleta seletiva sem catador é lixo”, esta frase foi lembrada pelo Tião no nosso papo sobre o desafio de garantir a inclusão e a geração de trabalho e renda  para os catadores, referindo-se especialmente ao fechamento do lixão de Gramacho que acontecerá nos próximos dias. Outro ponto destacado foi a importância da implementação da politica de resíduos sólidos, segundo o Tião. é preciso garantir que não se crie a “exclusão dos já excluídos”, é preciso resolver a questão ambiental e social do lixo, mas sem esquecer daqueles que foram os percursores da reciclagem no Brasil.

Em 2011, conheci a ong @DoeseuLixo e já contei aqui da minha admiração por estas pessoas guerreiras que são as percursoras da reciclagem no Brasil.  Foi lá que ouvi que infelizmente nem todo o material coletado acaba sendo reciclado, pois infelizmente nem sempre a mercado (quem compre o produto). Mas o que fazer nestes casos?

E aí que entra iniciativas como o coletivo “Criando Arte”, na Cidade de Deus que visitamos no mesmo dia. Idealizado pela artesã Lea de Almeida reutiliza garrafas PETs na confecção de produtos como bolsas e carteiras.  A artesão conta com o apoio do Coletivo Coca-Cola na gestão e desenvolvimento  de produtos e da Rede Asta na comercialização. Olha que trabalho lindo:

Blogueiros na visita ao coletivo Criando Arte:

Durante esta semana você também pode apoiar iniciativas como esta. Até o dia 27 de maio de 2012, a Coca-Cola está promovendo a Semana do otimismo que transforma, em que todo produto do portfólio da Coca-Cola Brasil vendido gera uma doação para os projetos de reciclagem e reutilização apoiados pelo Instituto Coca-Cola. Em 2011 foram arrecadados 5,5 milhões de reais. Outra iniciativa beneficiada é a Doe seu Lixo, que fomenta a capacitação de cooperativas de catadores.

No site da campanha dá para fazer um vídeo interativo incluindo uma foto sua para mostrar o seu apoio, fiz um print para mostrar o meu.

Comments

comments

16 comentários sobre “Inclusão e geração de renda apoiados pela #SemanaOtimismo

  1. Pingback: Sustentável 2.0

  2. Pingback: Bruno Lira ☠

  3. Pingback: Ecoefusao

  4. Pingback: Aline Kelly

  5. Pingback: Regiane Ivanski

  6. Pingback: Elenara Stein Leitão

  7. Elenara Leitão

    Legal ! Adoro correr os blogs e ver as diferentes visões e relatos, todos com um ponto focado na transformação. Fiz o meu filminho também, aproveitei para dar um print(boa ideia Aline) e já coloquei no Facebook.
    Beijos

  8. Pingback: Mãe Com Filhos

  9. Pingback: Aline Kelly

  10. Pingback: Sustentável 2.0

  11. Pingback: Aline Kelly

  12. Pingback: Angela Ernesto

  13. Pingback: Os bons são a maioria. E juntos podemos fazer muito mais! #semanaotimismo | A vida como a vida quer

  14. Pingback: Participe da Semana #MovimentoColetivo e saiba mais sobre os projetos apoiados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: