Pin It

Segundo dia do Fórum SWU – O foco do dia foi a inclusão social #ForumSWU

Depois de gastar quase 6 horas para ir de São Paulo / Campinas / Itu e enfim a Fazenda Maeda, cheguei para o segundo dia do Fórum Global de Sustentabilidade SWU, o dia foi dedicado a inclusão social e geração de oportunidades.

Logo na entrada já podíamos ver alguns dos trabalhos feitos pela TerraCycle. Tom Szaky fundador e CEO participou do primeiro painel, e falou sobre a atuação da Terra Cycle que através de parcerias com empresas como a Nestle e a Pepsico, reaproveita embalagens na produção de mochilas, bolsas e pastas, mas as possibilidades são infinitas, veja na foto ao lado: chapéu, sombrinha, e colete. Claro que eu não usaria isso na rua, mas as bolsas tem umas bem bacanas lá no site. E sabe o mais legal, você consumidor destes produtos, pode entrar no site deles, imprimir um selo e enviar para a TerraCycle de graça, e ainda eles remuneram uma instituição de sua escolha por cada embalagem enviada.

Vi pouco do primeiro painel, pois cheguei o fórum já havia começado, mas pude acompanhar na integra o que mais me interessava: “Mulheres que têm feito a diferença”, com a presença de Ruma Bose filha de uma das famílias mais tradicionais da índia, foca seu trabalho na conscientização   de jovens;  Domenica Peterson,  fundadora da Global Action  Through fashion, que falou de sustentabilidade dentro da moda (sei soa estranho, mas calma, leia até o final); Júnia Puglia representante da agencia da ONU para a Mulher no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai; e Lúcia Araújo diretora do Canal Futura.

Não vai caber aqui falar de todas, mas vale o destaque para Lucia Araújo, que lembrou que fora os três pilares tradicionais da sustentabilidade (ambiente, economia, e social), devemos considerar o pilar cultural, e falou da atuação do Canal Futura, que promove uma educação transversal,  e disponibiliza todo o seu conteúdo on line, e foi aplaudida ao defender que  “sustentabilidade não é somente meio ambiente, e a mídia precisa incorporar isso”.  Estava ansiosa para ouvir a Ruma Bose, que pré-lançou no fórum seu livro “Madre Teresa CEO:  Unexpected Principles for Practical Leadership, resultado de sua experiência de 1 ano ao lado das obras da Madre, mas como o tempo era curto para todos, não deu tempo dela contar muita coisa.  Curioso foi ouvir Domenica Peterson falando de moda e sustentabilidade, para defender seu ponto de vista, ela fez uma comparação com o consumo de alimentos orgânicos, “é fácil para o consumidor perceber os benefícios do orgânico, pois afeta diretamente a sua saúde,  mas muitas vezes ignora que cerca de 20% dos pesticidas produzidos no mundo, são usados nas plantações de algodão, cerca de 20.000 trabalhadores morrem envenenados por estes ao ano, e isso não pode ser ignorado”, Domenica também defende o tingimento de tecidos com tintas não poluentes e a utilização de couro ecológico. Fico pensando em como tornar este produto acessível para a todos?

Se você puder fazer diferença na vida de seu irmão, mãe, amigo, você já está fazendo a diferença na vida de alguém (Ruma Bose no Fórum SWU)

O terceiro painel contava com a aguardada presença do Marcelo Yuka ex-baterista do O Rappa, engajado com questões político-sociais desde antes o acidente que o deixou paraplégico, sendo que uma das suas atuações que merece destaque é a liderança da ONG B.O.C.A – Brigada Organizada de Cultura Ativista , que desenvolve atividades junto a população carcerária.  Mas ele não estava só, tinha também o Ken Goldestein e Tonny Sorensen da Planet Illogica que falaram de como a moda, a arte e a mídia podem liderar a consciência global sobre os temas da sustentabilidade; Youtchi Von Lintel produtor de “Uma Verdade Incoveniente” que é um separador de águas do debate em torno do aquecimento global, e Denis Russo curador do TEDxAmazônia, conferência sobre qualidade de vida que acontecerá em novembro deste ano. Depois conto mais lá no blog mais sobre este painel, como aqui a idéia e falar dos destaques do dia, como já era de se imaginar o destaque foi para o Marcelo Yuka, mesmo estando rodeando de tantas outras personalidades, que foi aplaudido ao falar sobre a nossa relação com o consumo: “O solo paga por nossas gerações atuais, precisamos mudar a nossa relação com o mundo”. Mas ele realmente causou com a frase que deixo como final deste post:

“Na nossa atuação junto a população carcerária, certa vez em um presídio masculino, espalhamos em uma mesa os RGs dos visitantes para uma foto, só tinha RGs de mulheres, o mesmo ocorreu em um presídio feminino, as mulheres estão presentes, apoiando seja em qual for a situação. E não é sem motivo que o planeta Terra tem um nome feminino, está sempre ao nosso lado, mas precisamos dar mais valor a ela.”

Marcelo Yuka no painel Desenvolvimento e Engajamento Social no #ForumSWUPainel: Mulheres que têm feito a diferença #ForumSWU

Marcelo Yuka no painel Desenvolvimento e Engajamento Social no #ForumSWU

 

 

 

 

Painel: Mulheres que têm feito a diferença #ForumSWU

Comments

comments

3 comentários sobre “Segundo dia do Fórum SWU – O foco do dia foi a inclusão social #ForumSWU

  1. Pingback: Blogueiros são convidados à conhecer os projetos de sustentabilidade de @PepsicoSAF | Sustentabilidade e um pouco mais…

  2. Pingback: [BLOCKED BY STBV] Fórum SWU abre inscrições para a edição 2011 | Sustentável 2.0

  3. Pingback: Sustentável 2.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: