Pin It

Acontece de 20 de setembro à 30 de outubro a Exposição fotográfica "reSPira São Paulo – Árvores Paulistanas"

O evento “Respira SP – Árvores Paulistanas”, será inaugurado no dia 20 de setembro de 2015 (domingo), às 11 horas, nas galerias do Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073 – Piso Térreo). Trata-se de um projeto que vai dialogar com o grande público que circula diariamente pelo local, cerca de 35 mil pessoas, sobre a qualidade de vida na cidade de São Paulo por meio de diversas expressões culturais e mobilização ecológica. O projeto conta com uma exposição, um documentário e ações nas galerias do Conjunto Nacional e na sala do Cine Arte, onde serão realizadas reflexões sobre o tema e será exibido um documentário focalizando a carência de áreas verdes na cidade.

Além de saudar o início da primavera (23 de setembro), o Respira SP – Árvores Paulistanas também está relacionado a outras datas que, no mês de setembro, são representativas da luta pela conscientização e sustentabilidade:

21 – Dia da Árvore
22 – Dia do Rio Tietê
22 – Dia Mundial Sem Carro

A exposição terá a participação de 57 fotógrafos, entre profissionais e amadores, que foram a campo registrar em imagens as árvores que tem relação com a capital paulista. Com curadoria do fotógrafo Juan Esteves, e o evento terá a participação de convidados especiais, entre eles:

  • o ambientalista Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, que participa da luta pela recuperação do rio Tietê e das áreas verdes urbanas;
  • o jornalista Leão Serva, que desenvolve campanha pela retirada da malha de fios de eletricidade e de telefonia dos postes, pois provocam a poda indiscriminada das árvores, causando sua destruição;
  • João Augusto Figueiró, diretor do Instituto Zero a Seis, uma organização que luta pela educação ambiental de crianças até seis anos de idade;
  • o jornalista Gilberto Dimenstein, educador e coordenador do portal e rede social Catraca Livre,
  • e Guto Lacaz, artista multimídia, ilustrador, designer, desenhista e cenógrafo,
  • entre outros.

As fotos serão impressas no formato 80cm x 120cm pela Canon, também parceira no evento.

No domingo, dia da abertura, será exibido um documentário sobre o conceito do projeto, com depoimentos dos agentes que estão em atividade nas diversas áreas, para exaltar a importância da natureza no ambiente urbano. Durante o período da exposição (de 21 de setembro a 10 de outubro), serão realizados encontros focalizando temas que discutam como cada cidadão, instituições privadas e a administração pública podem contribuir para viabilizar e promover a sustentabilidade. Como, também trazer para o centro da questão a falta de água na capital paulista, um alerta para um problema urgentíssimo que exige soluções imediatas, pois poderá se agravar nas próximas décadas e comprometer o bem-estar da sociedade.

Segundo a idealizadora do projeto, Valkiria Iacocca, “Respira SP – Árvores Paulistanas” tem a missão de ser uma identidade ambiental e, principalmente, comportamental para as pessoas que vivem intensamente a cidade de São Paulo. Com liberdade total para explorar o ambiente da cidade, os fotógrafos foram provocados a trazer seus olhares sobre a relação da cidade com as árvores, um tema essencial para a valorização do espaço público que estará sendo redescoberto pelos cidadãos.”

Além das ações envolvendo o conteúdo do projeto, será elaborado um catálogo reproduzindo as fotos da exposição. Para atingir seus objetivos, o projeto conta com uma equipe de profissionais que, mesmo com rotinas completamente diferentes, se uniram para o sentimento comum de que algo precisa ser feito, de que a cidade precisa ser olhada por outros ângulos, sob outros prismas, e de que é preciso se conciliar com ela.

AGENDA

Evento: Respira SP – Árvores Paulistanas
Abertura: Dia 20 de setembro (domingo) às 11:00 horas no Cine Arte

Exposição: De 21 de setembro a 10 de outubro de 2015
Horário: De segunda a sábado das 9:00 às 22:00 horas – Domingos e feriados das 10:00 às 22:00 horas.
Local: Espaço Cultural Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 – Piso Térreo – São Paulo – SP
Acesse a página do Facebook.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: