Pin It

Como reciclar caixinhas de Tetra Pak

Você já teve dúvidas do que fazer com a caixinha de leite? As embalagens TetraPak são compostas por camadas de plástico, papel e alumínio, são ótimas para conservar alimentos, mas de difícil reciclagem. O que fazer então?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível sim separar os três materiais com a utilização de um equipamento chamado “hidrapulper” (semelhante a um liquidificador gigante), durante a agitação do material com água e sem produtos químicos as fibras são hidratadas, separando-se das camadas de plástico/alumínio. Mas este é um processo oneroso tanto financeiramente, quanto ambientalmente devido ao alto uso de água e acaba sendo pouco utilizado.

A outra opção (e mais usual) são as chapas fabricadas através do processo que permite que o plástico com alumínio seja triturado e prensado a quente, transformando-se em uma chapa semelhante ao compensado de madeira que pode ser usada na fabricação de divisórias, móveis, pequenas peças decorativas e telhas.

E como destinar então as caixinhas para a reciclagem? 

Muitos catadores acabam não recolhendo-as, até porque não sabe para quem pode vendê-las. Aí entra o site Rota da Reciclagem, que dá  uma força para localizar o ponto de coleta que aceita este material mais próximo da sua casa/trabalho, já são mais de 3.400 iniciativas cadastradas.  Os pontos são divididos em:

PEV – (Ponto de Entrega Voluntária)
São os locais que recebem embalagens longa vida (entre outros materiais) para serem enviados à reciclagem. É o primeiro passo do processo, onde o material doméstico (pouco volume) geralmente é entregue. Boa parte das cidades já conta com estes postos, onde as pessoas podem depositar diretamente o material que separaram em casa.

Cooperativas
Iniciativas sociais que trabalham com a coleta e triagem do material reciclável (inclusive embalagem longa vida) para beneficiamento e envio aos recicladores. A maior parte do material coletado vem do trabalho dos catadores cooperados ou dos programas de coleta seletiva municipais.

Comércios
Locais que compram material longa vida (e outros materiais recicláveis) para beneficiamento e envio aos recicladores. Eles adquirem o material, geralmente em grande quantidade, principalmente das cooperativas. Após a fase da coleta, as embalagens longa vida, já enfardadas, são enviadas às empresas recicladoras, que vão se encarregar de separar os elementos que compõem as embalagens e transformá-los em matéria-prima para uma série de aplicações.

Confesso que fiquei impressionada com a quantidade de postos de coletas na minha região.

Comments

comments

13 comentários sobre “Como reciclar caixinhas de Tetra Pak

  1. Moacir Santana

    Muito legal seu trabalho!! Parabéns pelo Blog!! Realmente precisamos mudar a forma de consumir e aprender a reaproveitar o lixo que produzimos todos os dias e nada melhor do que criar objetos para nossa casa, moda ou até presentear alguém. E ter ideias de como fazer isso é tudo que a sociedade precisa. Estava navegando no google e descobri que existe um curso que ensina mais de 130 ideias para reciclar em casa! Muita coisa! Eu nem sabia que existia isso tudo! Vou deixar o link aqui se vc quiser conhcer tb:

    http://goo.gl/qjAjS7

    Abraços!

  2. Pingback: Vem, gente: Dell Valle com tecnologia verde da Tetra Pak é o tema do hangout on air hoje, as 16h #vivapositivamente

  3. Pingback: Site que indica locais de reciclagem ganha nova versão e app

  4. marinalva moreti

    moro na zona leste da cidade de são paulo e quero saber onde posso levar embalagem tetrapack (leite, molho de tomate, suco, etc…..) Obrigada. Tenho colocado em sacos plásticos separados para a coleta de lixo normal. Mas gostaria de ajudar mais entregando para quem pode realmente reciclar esses ítens. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: