Pin It

Reciclagem e inclusão social, ONG Doe seu Lixo e Instituto Coca-Cola juntos por um #OtimismoQueTransforma

No post “O lixo é reflexo do seu consumo” falei da saturação dos aterros sanitários e da importância da coleta seletiva, principalmente em um cenário em que a produção de resíduos sólidos cresce 6,8% ao ano. No Brasil com o crescimento das iniciativas de reciclagem de apenas 1,6% no último ano, projetos como o Doe seu Lixo que fomentam a profissionalização das cooperativas de catadores de materiais recicláveis, além de uma grande contribuição ambiental,   é também uma iniciativa de inclusão social e geração de renda ímpar, quer algo mais triple buttom line do que isso?

Tive o prazer de no último dia 17, a convite da Samantha Shiraishi (@samegui), curadora da plataforma Viva Positivamente que este blog faz parte como colaborador de conteúdo, conhecer esta iniciativa com sede na cidade do Rio de Janeiro e que é apoiada pelo Instituto Coca-Cola.

A Ong Doe seu lixo foi fundada em 2003 com o objetivo de gerar renda para moradores de rua do Rio de Janeiro,  iniciou com a formação de moradores que ainda não trabalhavam na coleta, hoje através das mais de 30 cooperativas apoiadas pela iniciativa em todo o Brasil, são mais de 4000 cooperados, sendo 850 em situação de rua.

Lançamento da Semana Otimismo que Tranforma 2011 #VivaPositivamente

Alessandra – CooperGramacho, Sarita – CooperOeste e Zilda - CoopCal

Segundo Julio César presidente da @DoeSeuLixo , 60% dos cooperados são mulheres, e foi através de algumas delas, que conhecemos mais da luta diária destas que prestam um serviço de suma importância para a cidade (e que não são recompensadas pelo poder público). Foi inspirador ouvir o orgulho que essas mulheres possuem de sua atividade profissionale. Segundo Zilda, fundadora da CoopCAL – Cooperativa de Catadores do Complexo do Alemão e educadora ambiental formada pela SuperVia, há um desinteresse do poder público e falta de apoio das instituições financeiras, ela falou também do orgulho da profissão agora ser reconhecida. A @Samegui traduziu o quanto fomos tocados pelo testemunho dessas mulheres:

… foi emocionante conhecer, conversar e ser inspirado por pessoas ligadas à ONG e as cooperadas, mulheres de muita fibra que trabalham como dirigentes de pequena cooperativas. Como tuitou @Inagaki, em certo moemento teve um quê de “mini-TEDx” sabem? Um dia inspirador para todos os presentes, tanto por Julio César (da ONG), quanto por Claudia Lorenzo (do Instituto), mas sobretudo pelas cooperadas (não só Zilda do Complexo do Alemão, e amelhor em oratória, mas cada uma por sua luta e exemplo) e uma oportunidade ímpar para todos os presentes entenderem, como nós já sabemos por motivos profissionais, quão grande e valioso é o alcance dos projetos que nós podemos apoiar com ações simples, como participar da Semama Otimismo que Transforma.

Ano passado já falei dessa campanha, a Semana Otimismo que Transforma  que do dia 22 ao dia 29 de maio de 2011, terá parte da renda de todos os produtos Coca-Cola (não só os refrigerantes, mas os sucos, chás…), revertidos para as ações apoiadas pelo Instituto Coca-Cola, este ano o foco será a reciclagem, tendo como beneficiados as cooperativas apoiadas pela @DoeSeuLixo.

Blogueiros em visita a @DoeseuLixo - Otimismo que Transforma

Blogueiros do #VivaPositivamente na visita ao galpão da ONG @DoeseuLixo #SemanaOtimismo

Saiba mais sobre a parceria do Instituto Coca-Cola e a ONG @DoeSeuLixo? Confira o vídeo:

Comments

comments

17 comentários sobre “Reciclagem e inclusão social, ONG Doe seu Lixo e Instituto Coca-Cola juntos por um #OtimismoQueTransforma

  1. vivianevivis

    Ações como esta são mesmo muito importantes Aline. É muito bom ver projetos que não tratam os catadores só omo gente que pega lixo. Eles são verdadeiros empreendedores que ajudam com trabalho duro melhoram o mundo, beneficiando toda a sociedade e que conhecem o real valor que isso tem. Cabe a nós agora compreender da mesma forma, não é?

  2. Pingback: lidifaria.com » Blog Archive » ONG Doe Seu Lixo

  3. Pingback: Você já olhou bem o seu lixo? | Sustentável 2.0

  4. Pingback: Cooperativa Crescer promove geração de renda na Zona Oeste de São Paulo

  5. Pingback: Qual o segredo da felicidade? #VivaPositivamente

  6. INTERGLOBAL - Interacao aglobal

    Reciclagem e inclusão social, mas, quando o ser humano nao senti dificuldades, e acha que aqueles que tem carencia o incomoda.
    Meu amigo quando voce recebe. de graça, o bem estar, ajude a quem nao recebeu.

  7. Ruth Pessanha Vianna

    Belíssimo trabalho! É dessa conscientização que estamos precisando cada vez mais. No processo de reciclagem aflora o luxo do lixo, que pode mudar a vida de muita gente e gerar recursos para os municípios. O Planeta Terra agradece!

  8. Fabiane Tais Oliveira

    poderiam levar alunos e mães, pra um passeio educativo em cooperativas, lixões, empresas que beneficiam o material, seria bem informativo,"o que os olhos não vêem o coração não sente", porque é confortável falar de lixo no sofá de uma casa cherozinha.

  9. Pingback: Inclusão e geração de renda apoiados pela #SemanaOtimismo | Sustentável 2.0

  10. Cleudi Francisca Chagas Ribeiro

    Bom dia! Gostaria de saber o endereço da ong DOE O SEU LIXO, pois venho juntando várias coisas de plásticos e gostaria de dar um destino correto a esse material, lavo e retiro o rotúlo de todas as garras que venho juntando mas não sei onde posso deixa-lo. Podem me ajudar?

  11. Moacir Santana

    Muito legal !! Parabéns pelo Blog!!
    Realmente precisamos mudar a forma de consumir e aprender a reaproveitar o lixo que produzimos todos os dias e nada melhor do que criar objetos para nossa casa, moda ou até presentear alguém. E ter ideias de como fazer isso é tudo que a sociedade precisa. Estava navegando no google e descobri que existe um curso que ensina mais de 130 ideias para reciclar em casa! Muita coisa! Eu nem sabia que existia isso tudo! Vou deixar o link aqui para quem quiser conhecer:

    http://goo.gl/qjAjS7

    Abraços!

  12. Pingback: Conheci um dos polos de reciclagem que estão sendo equipados para a Copa do Mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: