Pin It

Conheci um dos polos de reciclagem que atenderão aos estádios da Copa do Mundo

Faltam 15 dias para a Copa. Sim, ela vai acontecer. Sobre o debate #VaiTerCopa e #NãoVaiTerCopa, quero fazer um outro post. Este é para contar do Coletivo Reciclagemque irá investir 8 milhões até o final do ano para inaugurar 12 polos de reciclagem nas cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.

image

Todas as Cooperativas Polo estarão integradas ao programa Coletivo Reciclagem (já falei sobre eles aqui), que oferece capacitação técnica, equipamentos, atuações de impacto na autoestima dos catadores, acesso ao mercado e trabalho em rede. Hoje, cerca de 400 cooperativas são apoiadas em todo o território nacional por meio da plataforma Coletivo Coca-Cola, impactando 12 mil pessoas e com triagem de 15 mil toneladas por mês de material reciclável. O objetivo é profissionalizar as cooperativas de modo incluí-las na cadeia de valor, gerando renda justa aos catadores e proporcionando uma cadeia de reciclagem mais formalizada e funcional.

E foi uma destas cooperativas polo que tive a oportunidade de visitar ontem, a CooperLeste. Conhecia a cooperativa de nome, vi um panfleto na casa da minha sogra (que morava no Jd.N.Sra do Carmo), explicando sobre como funciona a coleta seletiva e informando os dias que eles passariam com o caminhão no bairro para recolher materiais recicláveis. Achei bem legal saber que eles também serão os responsáveis pela coleta seletiva do Estádio Itaquerão durante a Copa do Mundo.

Durante a Copa do Mundo, todo o material reciclável produzido nos estádios será coletado e encaminhado para as cooperativas apoiadas pela Coca-Cola Brasil participantes do Coletivo Reciclagem. A estimativa é que sejam produzidas cinco toneladas de resíduos passíveis de reciclagem a cada partida da Copa. Para atender essa demanda, a CooperLeste ampliou recentemente sua capacidade para 150 ton/ano. Isso só foi possível por conta da parceria com o coletivo, que inclui treinamento, apoio técnico, e novos equipamentos (veja nas fotos abaixo).

 

SOBRE O COLETIVO COCA-COLA:

O Coletivo é a plataforma de valor compartilhado da Coca-Cola Brasil e tem o objetivo de transformar a vida de milhares de pessoas por meio de toda a cadeia de valor da empresa. Em parceria com instituições que atuam em comunidades, o Coletivo impacta positivamente na geração de renda e valorização da autoestima a partir de treinamento técnico, empoderamento comunitário e acesso ao mercado. Para isso, a empresa usa toda a sua capacidade de conexão, capilaridade e a cadeia de valor. Atualmente, existem 7 modalidades diferentes do Coletivo e 550 unidades em operação em 150 municípios. O projeto já impactou cerca de 70 mil pessoas, empoderando especialmente jovens e mulheres de baixa renda.

 

Comments

comments

2 comentários sobre “Conheci um dos polos de reciclagem que atenderão aos estádios da Copa do Mundo

  1. Pingback: E-book orienta a formação de Cooperativas de Reciclagem

  2. Pingback: Participe da Semana #MovimentoColetivo e saiba mais sobre os projetos apoiados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: