Pin It

Menos sal, mais sabor e saúde. Conheça o "sal de ervas"

Você sabia que as doenças do sistema circulatório são as que mais matam no Brasil? (fonte:MS)  Um dos principais fatores de risco é a  Hipertensão Arterial. A prevenção passa por uma alimentação saudável, atividades fisicas e redução do consumo de sal. Segundo pesquisa, o brasileiro consome mais do que o dobro de sal recomendando pela Organização Mundial da Saúde.
Boa parte do sal que consumimos está presente no sódio dos alimentos industrializados, é preciso ficar de olho para não abusar. Por exemplo, meia porção de lazanha congelada (que eu adoro), representa 85% do consumo de sódio recomendado.

Outra dica dos especialistas é evitar o saleiro a mesa, e experimentar outros temperos como as ervas. Uma boa dica para temperar os alimentos é o “sal de ervas”, fácil de fazer e prático para ser usado no dia a dia.

Como fazer um sal de ervas:
Coloque partes iguais de ervas secas: alecrim, manjericão, orégano, salsinha e sal. Bata tudo num liquidificador e guarde num pote de vidro para usar no lugar do sal comum, pronto!
Basicamente vc estará reduzindo o consumo de sal da sua casa a 1/5 do que consumia antes.

Conheci a campanha no blog @cuecasnacozinha, o Alessander deixou como dica, fazer a mesma receita usando ervas frescas. Imagine se não vai ficar bom? Mas ele lembra que neste caso é melhor fazer uma quantidade pequena, pois talvez as ervas frescas não durem tanto tempo quanto as secas.
Eu fiz a receita usando ervas secas que tinha em casa, toda a família aprovou. Por lá já usamos pouco sal, 1 pacote a cada 2 meses, vamos ver como será agora.

18 comentários sobre “Menos sal, mais sabor e saúde. Conheça o "sal de ervas"

  1. Alzira Leopoldino R Fiuza

    Eu fiz com quantidade maior de orégano e um pouco menos de outras ervas, incrementei com sálvia, cominho e um pouquinho de coentro e algumas bolinhas de pimenta do reino, cada vez eu acrescento alguma erva diferente, fica delicioso. Agora também fiz só um pouquinho pra experimentar chimichurri com sal ficou muito gostoso também. É só usar a criatividade que os resultados são surpreendentes….

    1. @AlineKelly Autor da Postagem

      Olhe Sara, o sal light é bacana pois contém menos sódio, mas só de reduzir o consumo do sal já está valendo né? Eu faço com sal comum mesmo. BJS

  2. Pingback: Porque você deveria pensar em tirar o saleiro da mesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: