Pin It

Qual é o sentido que te move?

Participei mês passado do encontro Sócio Cultural em Rede, que como definiu André Martinez um dos articuladores do encontro, proporcionou “diálogos e experimentações envolvendo arte, cultura, ação social, múltiplos fazeres e reflexões sobre os impactos das ações de cada empreendedor sócio-cultural nas suas comunidades”.

Foram dois dias de insigths super positivos, vou tentar compartilhar algumas coisas por aqui. Mas uma das coisas que mais me impactaram foi o momento em que a Minom Pinho nos questionou: Qual é o sentido que te move?

Confesso que de início fiquei confusa, como assim? Sentidos sensoriais? Direita, esquerda? Até que ela perguntou para o Daniel Cugolo que trabalha com arte-educação, porque ele havia escolhido fazer isso? De imediato ele respondeu que gostava de teatro, mas ela questionou novamente, mas porque você gosta de teatro?  Foi quando o Daniel lembrou da primeira vez que foi ao teatro ainda criança.

Agora sim, entendi a pergunta…. mas não tinha ainda minha resposta. Porque eu sempre me vi envolvida com atividades de empreendedorismo social? Ou de qualquer coisa que pudesse ser a semente de pequenas mudanças, principalmente de acesso a informação (pois acredito que esta é a força motriz)?

Recordei da vez que na 5º série questionei a minha professora de geografia na aula sobre o inicio do universo, com 11 anos entrei em crise existencial sobre a teoria cientifica e a que eu aprendia no catecismo. Mas enfim, a questão é que cheguei a conclusão que sempre fui questionadora, nunca aceitei verdades absolutas e nem teorias mal explicadas. Inquieta, sempre busco o novo, a mudança, e não me conformo com a estagnação em que as pessoas muitas vezes aceitam viver, e acredito com todas as minhas forças, que nós podemos ser a força de grandes mudanças, mesmo que elas nos pareçam pequenas. Se muitos acreditarem nisso, o pouco, o pequeno, se tornará grande, imenso. Pode ser meio utópico, mas é isso que me move: a inquietação e o inconformismo.

Sentido: A articulação entre os valores e as vontades das pessoas que realizam um empreendimento apontado para um jeito único e próprio.

Imaginei como deve ser triste a vida de uma pessoa que não tem um sentido para orientá-la. Sabe aquele que vai só levando? Você já pensou nisso:  Qual é o sentido que orienta a sua vida?

Um abraço a essas pessoas queridas que partilharam comigo horas de reflexões e descobertas.

Encontro: Formação Empreendedores Socio-Culturais em Rede:  Luis Felipe de Oliveira, André Martinez, Sergio Pinheiro Lopes, Daniel Cugolo, Amanda Ferreira Gomes, Andrea Borrotchin, Edson Pinheiro Lopes, Sheila dos Santos Silva, Gleyce Fernandes, Aline Kel

Comments

comments

12 comentários sobre “Qual é o sentido que te move?

  1. Pingback: Aline Kelly

  2. Pingback: Bruno Lira

  3. Pingback: Bruno Lira

  4. Pingback: Tiffany Stica

  5. Pingback: Aline Kelly

  6. Pingback: Bruno Lira

  7. Pingback: Suas escolhas podem fazer a diferença #cadagestoconta | Sustentável 2.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: