Pin It

Prefeitos das principais metrópoles estão reunidos em São Paulo para a C40 – Climate Summit

Começou hoje e vai até o dia 03 de junho em São Paulo o C40 – Climate Summit, encontro de prefeitos das mais importantes metrópoles do mundo que buscam soluções para diminuir a poluição e o aquecimento global.

“O C40 nasceu do fato de que muitas cidades são pioneiras nas melhores práticas pra reduzir as emissões de gases do efeito estufa, mas são ruins na hora de contar umas pras outras o que estão fazendo. O C40 junta todo mundo pra conversar, aprender com a experiência e com os erros do outro”, explica o diretor executivo do C40, Simon Reddy.

O encontro acontece pela primeira vez em uma cidade da América Latina, além de sediar o evento, São Paulo vai apresentar iniciativas paulistas como os ônibus movidos a etanol, que começaram a circular nesta sexta-feira (27) e também a ciclofaixa de lazer, ampliada neste domingo (29) em mais 15 quilômetros e em mais duas horas. Para o diretor executivo do C40, a capital paulista tem tecnologias ainda mais inovadoras, que outras cidades do mundo estão muito interessadas em conhecer. “Vocês têm um sistema de captura de gás que gera energia que é revolucionário” citando a captação de gás usado em dois aterros sanitários de São Paulo – São João e Bandeirantes.

Os temas a serem discutidos na C40 estão divididos em cinco plenárias e quatro mesas-redondas, em que especialistas da academia debaterão com representantes de 16 cidades sobre seus programas “verdes”. Serão apresentados projetos sobre:
– ônibus de baixa emissão;
– gestão integrada de resíduos;
– novas construções sustentáveis;
– infraestrutura para bicicletas e programas municipais de ciclovias;
– captura de gás em aterros sanitários;
– táxis verdes;
– drenagem urbana, entre outros.

Este evento é uma oportunidades dos gestores municipais aplicarem algo que para qualquer administrador ou marketeiro é básico, o benchmarking. Veja alguns destaques:

Iniciativas de destaque na C40


O que é o C40?

O C40 ( Climate Leadership Group) foi criado em outubro de 2005 por Ken Livingstone, na época prefeito de Londres , quando ele convidou representantes de 18 das maiores cidades do mundo para se reunir, discutir e trabalhar juntos para combater o aquecimento global e as mudanças climáticas.

A iniciativa C40 tem dois objetivos principais: criar cooperação na redução da emissão de gases do efeito estufa e promover ações em grupo entre empresas, administrações públicas e a sociedade, visando combater as mudanças climáticas.

Esse evento bianual já foi realizado em Londres (2005), Nova York (2007) e Seoul (2009). O atual presidente do C40 é o prefeito Michael R. Bloomberg, da cidade de Nova York.

Fonte: G1, Planeta Sustentável, Site Oficial do C40,

Comments

comments

Um comentário sobre “Prefeitos das principais metrópoles estão reunidos em São Paulo para a C40 – Climate Summit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: