Pin It

Praia boa é praia limpa, e isso é responsabilidade de todos nós

Quem não gosta de praia? Me recordo quando criança esporadicamente acompanhava meu pai até Bertioga em nossa Kombi, meu pai vendia pasteis e suprimentos em uma praia visitada por campistas. Adorava passar o final de semana acordando com o som do mar, apesar de ficar morrendo de medo durante a noite, rs.

Guardo boas lembranças da diversão com o meu irmão pulando as ondas e brincando de surfistas com a tampa da caixa de isopor que tinha quebrado. Hoje não acampo mais, mas Bertioga ainda é minha favorita no litoral paulista, pois tem algumas praias de larga faixa de areia, de mar calmo, e que não são lotadas, e é para lá que levo meus filhos.

No final do mês passado tirei a foto acima, em uma manhã que o sol nem tinha aparecido direito ainda e as meninas já brincavam na areia. Só ao ver a foto no PC alguns dias depois, que reparei o intruso na brincadeira, o maço de cigarro largado por algum banhista descuidado próximo do local aonde a Clara começava a remexer a areia.

Um dos hábitos que desenvolvi ainda no meu tempo de “acampamento”, era o de manter sempre uma sacolinha e recolher o lixo gerado, muitas vezes acabava recolhendo o que eu achava a deriva, deixado por outros. Este hábito passei para os meus filhos, e muitas vezes também os vejo recolhendo o que acham jogado, o que infelizmente ainda acontece muito.

E é para lembrar que cuidar da praia é uma responsabilidade de todos nós, que amanhã (15/09) , irá acontecer o  Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, (coordenada pela ONG The Ocean Conservancy, junto com o Instituto Ecológico Aqualung.  São mais de 125 países mobilizando cerca de 35 milhões de pessoas em todo o globo,. No Brasil a iniciativa deverá contar com quase 30 mil voluntários. Em 2011, 6.500 voluntários recolheram mais de 22 toneladas de lixo em mais de 20 estados brasileiros. Pelo mundo, são mais de 125 países mobilizando cerca de 35 milhões de pessoas em prol da ação.

O #VivaPositivamenteapoia a iniciativa. Na cidade do Rio, haverá postos de coleta em diversas praias, e uma atividade especial de de sensibilização com o educador ambiental Edmar Bastos está previsto para as 14 hrs na praia da Urca. Mas não importa aonde esteja, todos somos convidados a participar, amanhã e sempre.

 

Comments

comments

Um comentário sobre “Praia boa é praia limpa, e isso é responsabilidade de todos nós

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: