Pin It

Campanha #DisputaDeCasas promove plantio de 1000 mudas em área de nascentes do sistema Cantareira

Lembram que contei que o blog recebeu um convite para participar da Campanha Disputa de Casas? Pois vocês nem sabem, no primeiro mês a família que está nos representando conseguiu economizar 17% do consumo de água o/ .

Para quem não conhece a campanha que é uma realização da LG em parceria com a Sabesp, estimula os participantes a praticarem o consumo consciente de água auxiliando na reeducação de hábitos. Além da economia hídrica e financeira a campanha também propõe aos participantes contribuírem com o meio ambiente, as inscrições realizadas para participar da campanha se converteram em mudas que foram plantadas pela Iniciativa Verde em Extrema / MG na bacia do Rio Piracicaba que integra as represas do Sistema Cantareira, responsável por mais de 50% do abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo.

Plantio 3

Plantio realizado em 2015

Cada árvore absorve, da atmosfera para o solo, 3 mil litros de água, em média, o que significa dizer que as árvores plantadas irão captar 3 milhões de litros de água ao longo de sua vida. Alem disso as árvores controlam o processo de assoreamento dos rios e auxiliam na permeabilização da terra, destaca o sócio-diretor da Sagarana Comunicação, idealizadora do projeto, Guilherme Stella.

Plantio próximo a bacia do Rio Piracicaba

Plantio próximo a bacia do Rio Piracicaba

Não tem como se falar de uso racional da água sem se pensar também na preservação de suas nascentes. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), quase metade da população mundial pode enfrentar escassez de água em 2030, quando a demanda do recurso poderá superar a oferta em 40%.

Área do restauro em Extrema - MG

Área do restauro em Extrema – MG

Recentemente vimos falar muito do esgotamento de mananciais que atendem grandes regiões metropolitanas como o Sistema Cantareira. Ok que nos últimos anos a chuva foi abaixo da média, mas esse não foi o único fator que fez com que chegássemos a recente crise no abastecimento. Segundo Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, nós temos apenas 30% de área com florestas preservadas no manancial da Cantareira.

O papel da floresta:

  • A floresta tem uma série de funções no ciclo hidrológico. Quando a chuva cai num terreno com cobertura vegetal, a água infiltra lentamente no solo, até atingir os lençóis freáticos. Aos poucos, ela aflora nas nascentes e enche os rios, até chegar às represas.
  • A floresta quebra a energia da chuva, porque parte da água fica na cobertura das árvores e atinge o chão devagar. Além disso, o solo da mata é muito poroso, com matéria orgânica e raízes. O solo da floresta libera um fluxo de água mais constante, mesmo durante uma estiagem.

Quer entender melhor como o reflorestamento é essencial para a preservação de nossos mananciais? Confira no documentário Plantando Água:

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: