Pin It

Parabéns São Paulo #458anos

Pateo do Colégio - Em 1554 a cidade de São Paulo nasceu aqui.

Sou uma apaixonada pela pauliceia desvairada, adoro andar pelo centro de São Paulo, principalmente pelos pontos históricos.

Pateo do Collegio é o marco inicial no nascimento da cidade de São Paulo. O local, no alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, foi o escolhido para iniciar a catequização dos indígenas.

Esta história de catequização de indígenas para mim faz parte do “lado negro da força” , mas o fato é que foi assim que a cidade começou.

Em seus primeiros séculos era a região mais pobre da colônia portuguesa na América, hoje é a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul do mundo, São Paulo é também a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa, mais aqui.

Esta se tornou a terra de muitos imigrantes e migrantes dos quais incluo a minha família, que venho das Minas Gerais em 1979 (sendo que eu já estava encomendada). Esta se tornou a nossa terra, e de tantos outros que se estabeleceram por aqui, e fazem parte  dos mais de 11 milhões de rostos que compõe a pluralidade desta cidade.

Por fim, compartilho vídeo do repórter Rodrigo Alvarez, que  percorreu os pontos extremos de São Paulo, mostrando um pouco da diversidade de pessoas e arquitetura que formam a cidade. Dos bairros populosos no extremo leste, a pacata paisagem de Marsilac no extremo sul, passando pelo centro financeiro na  avenida Paulista.

Comments

comments

4 comentários sobre “Parabéns São Paulo #458anos

  1. Pingback: Será que os moradores de pequenas cidades são mais felizes? | Sustentável 2.0

  2. Pingback: Sustentável 2.0

  3. Pingback: daniel sousa

  4. Pingback: Sustentável 2.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: