Pin It

Já pensou que exemplos tem dado aos seus filhos?

Recentemente participei de um evento a convite da DelValle aonde tive a oportunidade de reencontrar (ou desvirtualizar) mães blogueiras do Rio de Janeiro e daqui de São Paulo com as quais mantenho contato nos grupos virtuais sobre família e/ou educação.  O bate-papo conduzido pela psicoterapeuta e escritora Natércia Tiba e a jornalista Sam Shiraishi, nos trouxe insights sobre a importância do carinho e de como os bons exemplos ajudam as mães a transmitirem seus valores aos seus filhos.

Ao final do bate-papo tivemos a oportunidade de ver em primeira mão o filme da nova campanha da marca, em que por meio de um pequeno teste real, mostra como os filhos podem aprender a ser boas pessoas e contribuir para um mundo melhor com exemplos de carinho que recebem de suas mães.

Não tinha parado para pensar nisso, mas sempre procuro mostrar bons exemplos para os meus filhos, principalmente naquelas situações corriqueiras do nosso cotidiano, como não jogar lixo na rua, deixar a esquerda livre nas escadas rolantes, situação que por sinal já me deixou em uma saia justa. Estava no horário de pico com as minhas filhas em uma estação de trem, esperava a fila para conseguir subir a escada pelo lado direito, elas repararam que muitas pessoas subiam pelo lado esquerdo que estava reservado para queles que iriam descer, inclusive tinha uma faixa de segurança tentando controlar a movimentação de pessoas. Expliquei para elas que aquele lado estava reservado para quem fosse descer a escada, então a mais nova perguntou: então por que eles estão subindo? Bom, disse a ela que eu não sabia, mas que este não era o correto a ser feito.

Este semestre elas tem andado muito comigo de transporte público, e já aprenderam que mesmo nas escadas com direção exclusiva, o ideal é deixar a esquerda livre. Parece algo pequeno sabe, mas acredito muito que o que falta é darmos estes pequenos exemplos para nossos filhos, não adianta ficar só reclamando que as pessoas são mal educadas, não pensam no próximo, se muitas vezes nós também fazemos o mesmo.

E quer ver em quantas outros momentos simples do dia a dia podemos repensar quais exemplos temos dado aos nosso filhos: O portal MdeMulher postou umas dicas bem simples e bacanas de como incorporar este bons exemplos de cidadania no dia a dia carinho no dia a dia:

  • Nunca jogue lixo nas ruas.
  • Ensine seu filho a respeitar filas e a esperar a sua vez.
  • No trânsito, tenha paciência e não ofenda outros motoristas, mesmo os que estiverem errados.
  • Ensine as crianças a separar o lixo para reciclagem dentro de casa.
  • Economize água (na hora do banho, de escovar os dentes, de lavar a louça, etc.).
  • Mostre respeito e educação com as pessoas mais velhas.
  • Carregue sacolas plásticas quando levar o cachorro para passear (e use-as!).
  • Segure a porta aberta para um estranho passar.
  • Elogie a criança quando a vir ajudando alguém.
  • Ajude amigos ou mesmo desconhecidos a carregar sacolas.
  • Cumprimente as pessoas no elevador, no trabalho, no condomínio – mesmo as que não conhece.

Viu somo é simples? Então mãos a obra!  Bora deixar cidadãos do bem para o nosso planeta Terra <3

PS: Após os encontros participei rolou um bate-papo sobre os bons e os maus exemplos dessa aventura que é ser mãe/pai. Super indico conferir o vídeo:

Comments

comments

3 comentários sobre “Já pensou que exemplos tem dado aos seus filhos?

  1. Pingback: O Segredo é carinho - Prosa de Mãe

  2. Cris

    Oi Aline, tb amei o encontro e todo o bate papo que houve durante e após o evento
    Sempre me policio na questão de atos e ações, pq eles nos copiam e estão atentos
    Esses dias Joseph veio da rua com papel na mão e chegando em casa me mostrou e eu perguntei o que tinha q fazer… e ele jogar no lixo!
    Taí são coisas simples de fazer, mas q muda tudo
    bjss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: