Pin It

O papel da Comunicação e do Marketing no incentivo de práticas sustentáveis.

 

A última plenária do Sustentável 2009 era sobre “Comunicação, Marketing Sustentável 2009 - Comunicação, Marketing e mudanças de Comportamentoe mudanças de Comportamento”,  com o objetivo de tratar da sustentabilidade na comunicação corporativa. No papel de moderador, Paulo Nassar – ECA/USP dispara: “ Estamos obesos de informação e famintos de significados". Questionou sobre o papel das empresas na busca pelo Desenvolvimento Sustentável, e arrancou risadas ao dizer: “Será que Tom Jobim conseguiria compor "A Garota de Ipanema" no McDonalds?”. Vou perguntar a opinião da Helô Pinheiro, rs.

Na sequencia Luis Roberto – Grupo ABC faz uma homenagem ao trabalho feito por Betinho, de quem foi amigo e companheiro de luta. “Brasil é primeiro mundo em Terceiro Setor, temos uma alta qualidade,  mas não podemos parar por aqui”, Luis Roberto – Grupo ABC.

Luis Roberto também mostro um video bem bacana de uma campanha para a restauração do Convento de Santo Antonio em que o Grupo ABC está envolvido.

 

Na sequência assume a plenária Daniela de Fiore – Wal Mart, e fala dos esforços da rede de supermercados para incentivar produtos verdes, comentamos isso há alguns dias aqui no Blog, clique aqui para ler o post.

Daniela citou algumas ações como o uso de energia renovável (lojas 25% mais eficientes no uso de eneria e 40% no uso de água, impacto zero (gerenciamento de resíduos) , e a promoção de produtos verdes, como o sabão de marca própria TopMax produzido com óleo doméstico coletado nas própria loja, e outras ações como:

  • Projeto PPS, Projeto Pessoal para a Sustentabilidade reúne 70% dos colaboradores;
  • Incentivo aos Fornecedores para adotarem práticas sustentáveis;
  • Lojas da Comunidade, com prestação de serviços gratuitos para a comunidade;
  • Incentivo ao Consumo Consciente, como com a ação Mês da Terra, e apoio ao campanha do  Ministério do Meio Ambiente “Saco é um Saco”, saiba mais aqui sobre a campanha.

Encerrando Mattew ShirtsPlaneta Sustentável, falou sobre este movimento que tem com objetivo incentivar a circulção de informações e a produção de conhecimento sobre a sustentabilidade, a função da equipe do Planeta Sustentável e fomentar o tema, e uma dos meios disponiveis são as diversas revistas da Editora Abril.

Oena que o pessoal já estava em fim de festa (ou melhor aguardando a festa que começaria em seguida), pois foi um plenária bem rica.

Video sobre a Campanha “Saco é um Saco”

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: