Pin It

Meus parceiros de 2010 #MemeDasAntigas

Como já citei a minha grande parceria do ano com a @Samegui no post “Meu Blog/site favorito de 2010“, agora vou falar de outra parceria deste ano. Sabe aquelas pessoas/fatos que passam pela sua vida, e são verdadeiros divisores de água!? Pois bem, assim foi o ProJovem neste ano de 2010.

Quando aceitei o convite para ser Orientadora Social fiquei com receio de não dar conta ou de me decepcionar, trabalho com educação profissionalizantes há 8 anos, mas a minha atividade profissional principal, sempre foi na minha área como Administradora. Mas este ano foi diferente, 80% do meu tempo de trabalho seria dedicado à um grupo de adolescentes de 15 à 17 anos da periferia de Guarulhos.

Alguns dos adolescentes do Coletivo Pimentas I - ProJovem Casa da Juventude

E porque foi uma parceria? Em primeiro lugar, por ser um sócio-educativo tinhamos uma relação horizontal, e sem estar no papel da “professora” foi mais fácil se aproximar da turma, mas fui realmente surpreendia com o quanto pude aprender com eles. De uma forma ou de outra, sempre estive envolvida com questões sociais e principalmente para a juventude, mas pela primeira vez pude vivenciar o impacto de uma ação de interesse social, não mais como expectadora mas como agente participante. Conhecer as suas histórias, me fez repensar a minha própria estrada, rever meus limites, desenvolver novas habilidades (como a de não ceder a provocações). É inexplicável ver aqueles jovens se transformando ao longo do percurso,  compartilhando idéias e aprendizados, e neste espaço de trocas de experiências, aprendendo a lidar com seus próprios limites. E principalmente ver ao final da caminhada festejarem os amigos que conquistaram, a história que construíram juntos, e a transformação, senão ainda em suas vidas, pelo menos na forma com que a enfrentam

Adolescentes dos Pimentas na Formatura do ProJovem

Este post foi o tema do dia 07/12 da blogagem #MemeDasAntigas, mas ao postar hoje véspera de Natal, aproveito para agradecer o presente que recebi desses meninos e meninas, ao permitirem que compartilhassem com eles suas histórias, seus dilemas, suas dúvidas, suas descobertas. Agradeço especialmente ao meu coletivo Pimentas I da Casa da Juventude por caminhar ao meu lado; ao Pimentas II, que apesar de terem outra orientadora, sempre me receberam com carinho; e a divertida e querida turma do coletivo Cumbica, que me aturou como facilitadora. Mas fora essa turminha que me acompanhou neste ano, tivemos neste final do ano diversas atividades reunindo os outros coletivos, e fiquei imensamente feliz de receber o carinho também de adolescentes dos outros coletivos que acabaram de me conhecer.

Não posso deixar de citar como parte integrante desta história, os demais orientadores do Programa ProJovem Adolescente 2009/2010. Conheci pessoas fantásticas, que lutam pelo o que acreditam, independente do preço que podem pagar. Obrigada pela força, e pela equipe tão divertida e determinada.

Chego ao final da minha caminhada com o ProJovem, mas saibam que o laço que construímos vai além da nossa relação orientadora/orientando. Independente do nome que você adolescente tenha me dado: policia, irmã, mãe, amiga, ou simplesmente Aline, saiba que sempre podem contar comigo.  Obrigada pelo carinho, pelo aprendizado,  todos vocês meus desejos de um Natal Abençoado, e de um Ano Novo repleto de realizações e novas conquistas.

Fica aqui o meu até logo, continuamos na luta. Nos vemos na Conferência Municipal da Juventude de Guarulhos, em fevereiro de 2011.

 

 

Comments

comments

2 comentários sobre “Meus parceiros de 2010 #MemeDasAntigas

  1. Carol

    É Incrivel como esses jovens mudaram tanatas coisas em nossas vidas. Todas essas palavras, lindas, que vc escreveu traduz o meu sentimento pelo Projovem tanto equipe quanto alunos. Foi Maravilhos o tempo que estive com vcs e sem duvida alguma os levarei, cmg por toda a minha vida. Aline, obrigado por tudo! Vc é uma mulher adimiravel, inteligente e competente e com toda certeza iremos nos encontrar nas lutas a favor da juventude. Rumo a Conferencia Municipal da Juventude!!!! Bjãooo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: