Pin It

Localize uma feira de alimentos orgânicos perto da sua casa

Na semana passada (do dia 26 de maio á 2 de junho), aconteceu a Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos. Foram 180 eventos em todo o País, entre cursos, seminários, debates, oficinas e feiras sobre produtos orgânico, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O objetivo foi de esclarecer aos consumidores o que são produtos orgânicos e quais os benefícios ambientais, sociais e nutricionais que eles podem trazer.

Mas porque consumir alimentos orgânicos? Segundo o IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo que estão presentes irregularmente em 30% dos alimentos.

Mas qual é o mal que os agrotóxicos podem causar? A lista de doenças é enorme. “Depressão, má formações congênitas, alguns tipos de câncer como leucemia e tumores de cérebro, transtornos da imunidade, alterações na qualidade dos espermatozóides”, lista o epidemiologista Sérgio Koifman, da Fiocruz. (veja aqui mais informações e a lista da Anvisa com os campeões de agrotóxicos)

Segundo informações do blog Autossustentável, de formal geral a agricultura orgânica é baseada em três ideias. São elas:
  • Cultivo natural: é proibido o uso de agrotóxicos, adubos químicos e artificiais e conservantes no processo de produção.
  • Equilíbrio ecológico: A produção respeita o equilíbrio microbiológico do solo e as diferentes épocas de safra. O processo fica mais sustentável, não degradando a biodiversidade.
  • Para se obter o selo é preciso respeito ao homem: o trabalhador tem que ser respeitado (leis trabalhistas, ganho por produtividade, treinamento profissional e qualidade de vida).

Boa parte da produção de orgânicos se dá através da Agricultura familiar. Comprar diretamente deles nem sempre é fácil, mas com certeza muito mais barato, os mercado chegam a cobrar até 400% mais caro pelos mesmos produtos.

E exatamente com o objetivo de tornar os produtos orgânicos mais acessíveis aos consumidores e fomentar uma alimentação saudável, o Idec criou o Mapa de Feiras Orgânicas. Basta digitar um endereço para encontrar todas as feiras especializadas e grupos de consumo responsável mais próximos de você, bem como informações de horários de funcionamento e tipos de produtos encontrados nesses locais.

Além disso, o mapa mostrará quais são as frutas, verduras e legumes da estação na sua região para que opte pelos produtos locais.

 

 

Vou conferir esta questão do preço na feira orgânica da minha cidade (pena que é tão longe do meu bairro), depois conto o resultado. Quer saber mais? Confira no vídeo:

Confira também o post do @biosustentavel: Por que consumir alimentos orgânicos.

Comments

comments

7 comentários sobre “Localize uma feira de alimentos orgânicos perto da sua casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: