Pin It

Juventude de Guarulhos discute o uso da bicicleta como meio de transporte

O maior desafio do ciclista urbano hoje não é ter grana para comprar sua bicicleta, não é ter o preparo físico para encarar uma subida, não é o suor que desce pelo rosto no dia de calor intenso. O maior desafio é enfrentar o próprio homem. Aquele que se esconde atrás da armadura da máquina. Aquele que protegido por uma tonelada de ferro acha que pode mais, que pode tudo. Pior, que acha que o outro, aquele que anda, que pedala, não tem direito a nada.
O maior desafio é enfrentar a falta de humanidade, a falta de olhar o outro, a falta do compartilhar.
@smiletic em O problema é o homem que guia a máquina 

Muito tem se discutido sobre a adoção da bicicleta como meio de transporte, mas muito pouco de políticas publicas realmente tem sido desenvolvido para incentivar esta prática.

Socialmente e economicamente inclusiva, a bicicleta ainda tem a vantagem de ser um meio de transporte “eco-friendly” não polui e ainda traz beneficio para a saúde do ciclista. Mas infelizmente nas ruas brasileiras, vemos que quem opta por este meio de transporte, enfrenta uma disputa diária e desigual com os motoristas de veículos automotivos, que simplesmente desconsideram o código de trânsito brasileiro, que deixa claro que a preferência nas ruas é do pedestre e do ciclista.

Um exemplo aqui em Guarulhos é a Av. Santos Dumont, na área industrial, aonde é muito comum ver diversas bicicletas que foram usadas como meio de transporte presas as árvores do local. Quem precisa chegar ali, tem somente dois acessos, a Rodov. Dutra e a Rodov. Ayrton Senna. Na Dutra não há ciclovia, e quem conhece a cidade sabe que essa é mega dificil se locomover por aqui sem acessá-la. Na Ayrton Senna até tem ciclovia, mas desde quando a EcoPistas assumiu está abandonada, o que é um incoerência dado o nome da concessionária.

Pensando em todas essas dificuldades para adotar a bicicleta como meio de transporte, a Coordenadoria Municipal de Juventude órgão da prefeitura de Guarulhos em parceria com a sociedade civil, promove a 1ª Bicicletada da Juventude de Guarulhos consiste em um passeio ciclístico com percurso de aproximadamente 4,7 km, com oficinas voltadas a manutenção da bicicleta no final do percurso em uma das poucas ciclovias da cidade, que fica no parque Cecap.

Objetivos

Bicicletada surge da necessidade de promover a discussão e conscientização sobre uso de meios de transporte alternativo aos veículos movidos por combustíveis fosseis, aliado à constatação do crescente do uso da bicicleta, não somente para atividades de esporte e lazer, mas como meio de se locomover ao trabalho e à escola, por exemplo, de maneira eficiente, saudável e sustentável.

Segundo dados da Abraciclo, o Brasil é o 3º maior fabricante de bicicletas do mundo, com 5,3 milhões de unidades produzidas em 2010, atrás apenas da China e da Índia, países que concentram 76% da produção mundial. Além disso, o Brasil foi em 2007 o 5º maior mercado consumidor de bicicletas do mundo, e possuía nesse mesmo ano uma frota de 65 milhões de bicicletas nas ruas.

Em Guarulhos a população entre 15 e 29 anos é de aproximadamente 370.000 jovens, segundo o ultimo senso do IBGE realizado no município. Há um grande potencial nesse segmento para difusão da cultura da bicicleta como meio de transporte no dia a dia das pessoas, e não somente para lazer.
Quando:
  • Data: 1 de maio de 2011
  • Horário: às 9h
  • Local: Av. Papa João XXIII – Portão Principal do Bosque Maia
  • Inscrições: No site de eventos da prefeitura, link.
Olha que legal  o vídeo compartilhado pelo blog @Avidaquer, uma mensagem que é a cara do que estamos propondo: “Compartilhe a rua”.

Um comentário sobre “Juventude de Guarulhos discute o uso da bicicleta como meio de transporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: