Pin It

Ministério público instaura inquérito para acompanhar a situação da ponte Vila Any – Itaim Paulista

Como contei aqui, desde o ano passado estou envolvida na mobilização popular que pede a reconstrução da ponte que liga a Vila Any, em Guarulhos, ao Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo. Inclusive atualmente respondo judicialmente a uma citação por organizar um protesto pelo Facebook.

Na falta de respostas das autoridades, no dia 11 de fevereiro resolvi procurar o Ministério Público e entrei com uma representação para que o mesmo intervisse e cobrasse dos responsáveis uma solução para o embate que há meses restringe a locomoção de uma população que já sofre com os problemas de mobilidade próprios da periferia da grande São Paulo.

Há alguns dias recebi em casa uma carta informando da instauração do inquérito civil N° 14.0155.0000664/2014, em que a Promotora Priscila Gomes Barcellos Borges determina a apuração da interdição, assim como a definição dos responsáveis e dos prazos para a recuperação da mesma. Com isso, ofício com cópia do inquérito civil foi encaminhado ao DAEE e a Prefeitura de Guarulhos que terão um prazo de 30 dias para resposta.

inquerito civil pela ponte vila any - itaim

Vale destacar que 6 dias após eu entrar com esta representação, a Prefeitura de Guarulhos através do Secretário de Transportes Atílio Pereira, afirmou em reportagem ao SPTV que em parceria com o Governo Estadual, e até aquele momento sem o apoio da Prefeitura de São Paulo, a reconstrução seria iniciada ainda em Março.

 

Pois bem, no dia 22 de março participei de um evento com a presença de autoridades de Guarulhos e do Itaim Paulista para discutir o plano de mobilidade para a região, e ao cobrarmos prazos para o início das obras fomos informados pelo Deputado Estadual Alencar Santana que o projeto estava pronto, mas que faltava questões burocráticas do termo de parceria e da licitação para serem resolvidas, inclusive a licença ambiental.

Aline Kelly questiona sobre a ponte da Vila Any em evento sobre mobilidade

Logo que este prazo para o início das obras foi apresentado achei muito esquisito, era muito pouco tempo para os trâmites, mas então por que fazer promessas impossíveis de serem cumpridas diante das câmeras?

O que sei é que a população da Vila Any e região continua tendo dificuldades de acessar o polo de comércio e de serviços do Itaim Paulista e a Estação da CPTM, assim como a população do Itaim continua tendo que fazer um retorno que aumenta o trajeto em mais de 10x para acessar a Rodovia Ayrton Senna, via rápida de acesso ao centro da cidade. Enfim, continuarei acompanhando a questão e vou contando o andamento aqui no blog e nas minhas redes sociais. #TamuJuntos

Comments

comments

Um comentário sobre “Ministério público instaura inquérito para acompanhar a situação da ponte Vila Any – Itaim Paulista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: