Pin It

Inclusão Digital: Qualificar, Incluir, Recondicionar

O que a Inclusão Digital tem a ver com qualificação técnica e recondicionamento de computadores?

Ao se levantar a bandeira da sustentabilidade, não se pode esquecer do pilar social do tema. Desenvolvimento sustentável só é possível quando há desenvolvimento social, ou seja, o desenvolvimento do ser humano. Em um mundo cada vez mais globalizado e conectado, iniciativas de Inclusão Digital fazem toda a diferença e transformam vidas.  Falo disso não pelo conhecimento teórico do assunto, sou professora de Informática há quase 8 anos, digamos que é uma segunda atividade, e tenho acompanhado o poder transformador da tecnologia e principalmente do conhecimento na vida das pessoas.

Ao conhecer a iniciativa coordenada pela Sam Shiraishi, Blogagem Coletiva: Inclusão Digital – Eu Apoio! falando sobre o projeto das Casas Bahia Amigos do Planeta, recordei-me imediatamente de uma  OSCIP que havia conhecido fazia algumas semanas na Feira EcoBusiness Show, em que fui tomada pela pergunta lá do inicio do post.

Conheci lá na feira, a Oxigênio Desenvolvimento de Políticas Públicas e Sociais, que mantem um projeto muito bacana que é o Centro de Recondicionamento de Computadores da Oxigênio, localizado no Espaço Social Oxigênio em Guarulhos/SP, como boa guarulhense, adorei!

Sabe aquele PC que você já se desfez e não sabe o que fazer? O projeto dá o destino social e ambiental correto para milhares de gabinetes, monitores, teclados, mouses e impressoras. E tudo isso é feito por 80 jovens oriundos da comunidade, que além de  participar do recondicionamento dos computadores, recebem qualificação em Manutenção de Microcomputadores e em Instalação e Configuração de Software Livre (LINUX, BrOffice).

Pensa que acabou? O intuito é fazer o recondicionamento desses computadores e bens de informática, para então destina-los a telecentros, escolas, bibliotecas e projetos de inclusão digital em geral, aonde em média, são doados 350 equipamentos em condição de uso por mês.

Ou seja, ganha a comunidade local atendida pela Oxigênio, e muitas outras que serão atendidas pelas instituições beneficiadas.

“As doações possibilitam a qualificação dos jovens, geração de emprego e renda, e colocam a disposição da sociedade mecanismos de inclusão digital para a população mais carente, além de possibilitar a destinação correta ao lixo eletrônico”  (Francisco Dias Barbosa – OXIGÊNIO)

É desenvolvimento social que irá gerar futuramente desenvolvimento econômico, e com a destinação correta do “lixo eletrônico”, também é desenvolvimento ambiental, ponto para a OXIGÊNIO!

Conhece alguma iniciativa legal de Inclusão Digital? Participe também da Blogagem Coletiva: Inclusão Digital – Eu Apoio!

[vodpod id=Groupvideo.3469775&w=425&h=350&fv=offsite%3Dtrue%26offsite%3Dtrue%26lang%3Dpt-br%26page_show_url%3D%252Fphotos%252Fsustentavel2_0%252Fsets%252F72157622429862270%252Fshow%252F%26page_show_back_url%3D%252Fphotos%252Fsustentavel2_0%252Fsets%252F72157622429862270%252F%26set_id%3D72157622429862270%26jump_to%3D]

Comments

comments

8 comentários sobre “Inclusão Digital: Qualificar, Incluir, Recondicionar

  1. Sam Shiraishi

    Aline, que sensivel seu post e que “achado” divino este projeto! 350 equipamentos em condição de uso é um número extraordinário, temos que comemorar!
    Obrigado por participar da blogagem e por ser esta pessoa sempre tão empenhada em fazer do mundo um lugar melhor.

  2. Pingback: Amigos do Planeta: a blogagem coletiva da #inclusaodigital continua | A Vida Como A Vida Quer

  3. Pingback: Amigos do Planeta – Blogagem Coletiva Inclusão Digital Eu Apóio | A Vida Como A Vida Quer

  4. ALine

    A Sam me indicou teu blog.
    O motivo pela qual estou te escrevendo é que eu também participo da Blogagem Coletiva da Inclusão Digital.
    E também tenho um jornal que se chama EU SOU UMA AVENTURA. Não sei se conheces. VIsite aqui para conhecer mais:http://www.alinedexheimer.com.br/page001.aspx
    O tema deste bimestre é INCLUSÃO DIGITAL e estou recebendo depoimentos de colaboradores.
    Se quiseres participar, me escreva eu@alinedexheimer.com.br
    Beijos, e obrigada,
    Aline

  5. Martha

    Como presidente da Oxigênio Desenvolvimento de Politicas Publicas, que a 21 anos vem atuando em programas e projetos que valorizem o potencial humano, agradeço o carinho e respeito a nossa instituição.
    Martha Del Bello

  6. Pingback: Amigos do Planeta – a blogagem coletiva chegou ao fim | A Vida Como A Vida Quer

  7. Pingback: Lixo Eletrônico, o que fazer com ele!? « Sustentável 2.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: