Pin It

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes

Você sabia que no ano passado foram denunciados 15.345 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes? Isso sem contar os que não foram denunciados.

Segundo dados do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, em 2009 houve 9.638 registros de abuso sexual, 5.415 de exploração sexual, 229 de pornografia e 63 de tráfico de crianças. E só nos quatro primeiros meses de 2010, já foram contabilizadas cerca de quatro mil ocorrências de violência sexual contra meninos e meninas. Para alertar sobre situação, o Brasil instituiu, desde 2000, pela Lei 9.970, a data 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Para Karina Figueiredo, secretária geral do Comitê Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o 18 de maio foi criado para ser um dia de mobilização em todo o País. “Não podemos ficar falando para nós mesmos. A problemática existe e devemos pensar coletivamente em estratégias de combate”, lembra. E são tanto as ações pontuais quanto as mais amplas que ajudam a identificar e combater o problema, que deve ser enfrentado tanto pelo poder público quanto pela sociedade, incluindo não só o terceiro setor, mas também a família e a escola. Com o lema “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, o Comitê Nacional de Enfrentamento promove diversas atividades para o 18 de maio. Já em seu segundo ano, a campanha traz uma flor como emblema, símbolo da infância e da vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual.

São duas as estratégias pensadas pela Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, grupo que une sociedade civil e governo na construção da agenda para o 18 de maio. Além da mobilização, que reúne representantes do sistema de garantia de direitos, autoridades do Poder Executivo e população em diversos eventos, também está sendo elaborada uma pauta política para que se leve para a agenda pública o combate à violência sexual na dimensão de proteção dos direitos humanos.

Canal Futura também participa de agenda nacional contra a exploração sexual infanto-juvenil
O Futura preparou uma programação especial sobre a temática ao longo da semana de 17 a 21 de maio.

A faixa Conexão Futura aborda temas como a CPI da Pedofilia, o tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e o Caso Marajó. Com entradas ao vivo, grupos especializados que dialogam com a mobilização enriquecem a discussão sobre os assuntos apresentados. A semana marca ainda o lançamento do site www.queexploracaoeessa.org.br, que disponibilizará a série Que exploração é essa? e “extras” da produção do programa, matérias jornalísticas do Futura a respeito do tema, a linha do tempo com os principais momentos do Canal junto à temática e endereços de redes de proteção.

Evento em Guarulhos discute o tema:

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania realiza nesta terça-feira (18), no auditório do Adamastor Centro, a partir das 9 horas, a abertura oficial da Semana Nacional de Combate e Enfrentamento da Violência Sexual à Criança e ao Adolescente. O evento terá três mesas de discussão: O lugar da escola na educação contra a violência sexual; Violência, abuso e exploração sexual sob o olhar da saúde; e Rotas de exploração sexual de crianças e adolescentes.

Serão ministradas palestras sobre abuso e exploração sexual em diversos Centros de Referência de Assistência Social – Cras. Na quarta-feira (19), a atividade será realizada na Casa da Juventude, local aonde atuo como Educadora Social do PróJovem Adolescente. Na quinta-feira (20) no Cras Ponte Alta, na segunda-feira (25) no Cras São João e na quarta-feira (26) no Cras Cumbica.

Na sexta-feira (28), às 18 horas, na Universidade Guarulhos, será ministrada a palestra Política social e sistema de garantia de direitos: o significado do Estatuto da Criança e do Adolescente. O encerramento acontece no sábado (29), na Universidade Guarulhos, com duas palestras: Questão social e política social, às 9 horas; e Sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, às 14h30.

Mais informações pelos telefones 2408-5123 e 2087-4250.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos e Portal Social.

Um comentário sobre “Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: