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Você espera ter sede para beber água?

@AlineKelly 4 de dezembro de 2014 3
Você espera ter sede para beber água?

Quem nunca deixou de beber água e disse que é porque não teve sede?  Mas sabia que a sede, é um sinal de que o corpo já está desidratado? Essa foi uma das dicas que ouvimos do Dr. José Rubens D’Elia, que é pós-graduado em Fisiologia do Exercício pela Unifesp, especialista em preparação física, já trabalhou com mais de 500 atletas nacionais e internacionais, entre eles os medalhistas olímpicos Robert Scheidt e Lars Grael.

A importância da hidratação na nossa saúde foi o tema do último encontro da rede #VivaPositivamente em 2014. O doutor D’Elia nos lembrou que nosso organismo não tem uma “caixa d’água”, portanto não consegue armazenar água. O consumo de líquidos, em especial a água, deve ser constante, e deve-se tomar pelo menos 1 copo de água a cada 1 hora.

“Quando nós marcamos a nossa hidratação como se fosse uma agenda de compromissos, fica mais fácil controlar os horários e regular o consumo necessário de água. Tenha a água de maneira fácil ao seu lado.”

Confesso que sou mais eficiente em cobrar que meus filhos bebam água, do que em beber eu mesma. Então procuro estar sempre com uma garrafinha de água por perto, além de já ter instalado aplicativo que configurei pra me lembrar de beber água de 1 em 1 hora. O problema que com o tempo comecei a “ignorar” o aplicativo, mas depois do papo com o Dr. D’Elia, já descobri o motivo, é preciso 3 meses para que o nosso organismo se acostume com um novo hábito, portanto é preciso um pouquinho de persistência, principalmente nestes dias quentes em que o nosso organismo desidrata rapidamente.

D’Elia falou também de como as bebidas isotônicas são perfeitas para a reposição de sais minerais após os exercícios, e que após o treino, a reposição da hidratação deve ser feita de imediato, caso contrário o corpo sofrerá com o desgaste e faltará energia no dia seguinte.

Flavio Canto e Dr D'Elia VivaPositivamente

E por falar em exercícios físicos, o nosso encontro contou também com a participação do medalhista olímpico Flavio Canto, em um bate-papo sobre sua história de vida, seus ídolos de infância – como Joaquim Cruz, que foi o atleta que o inspirou a almejar chegar numa Olimpíada – e do que aprendeu no esporte como judoca e como cidadão. Também reforçou a importância da hidratação no preparo físico dos atletas, e que já teve problemas na sua carreira por não tomar conta do consumo correto de líquidos. “Hoje os atletas têm um acompanhamento rígido nessa área. Eu já cheguei a perder seletivas porque passei mal por falta de hidratação. Depois corrigi isso com um trabalho correto de reposição de líquido e meditação“.

E foi lindo ver o amor com que ele fala do seu trabalho à frente do Instituto Reação. “Nós precisamos ter um equilíbrio entre os privilégios que possamos ter com as responsabilidades que ganhamos. Costumo dizer que tem uma equação ideal do nosso trabalho: o número de vidas que você tem para transformar x o número de vidas que você transforma. Agora eu botei meu idealismo em foco e em vez de querer salvar o mundo, prefiro salvar um mundo de cada vez”.

vivapositivamente encontro sobre hidratação

Curiosidade, você  sabia que stress desidrata o corpo? O Dr. D’Elia nos ensinou três exercícios que ajudam na postura e na concentração. Dá pra fazer em qualquer lugar:

– Leve a cabeça pra frente estique o pescoço como se quisesse virar girafa, mas sem levantar o queixo. Tem que puxar pela parte de trás do pescoço. Você sentirá o músculo do pescoço esticando, como se fosse um aquecimento físico.

– Inspire com o nariz, prenda o ar por três segundos e expire devagar, segure por 3 segundos. Repita cinco vezes.

– Foque sua visão em um ponto fixo qualquer e concentre-se nele por 1 minuto, pensando no número 1. Se sua concentração se desviar do foco por algum momento, comece a pensar no número 2, e assim por diante.

Não fui muito bem nos exercícios não, principalmente no de concentração,  não possuo essa habilidade,  rs. E outra, com uma vista daquela da Praia do Leme aonde aconteceu o nosso encontro, cercada de pessoas do bem, não tinha o porque de estar stressada não é mesmo?

E você? Como cuida da hidratação do seu corpo?

Encontro vivapositivamente sobre hidratação

Da direita para esquerda: Eu, Flávio Canto, Carolina Adrian representando o @vozdacomunidade, Dr. José D’Elia, Sam Shiraishi que é a curadora do portal #vivapositivamente, e a Manulinda <3

Blogueiros do Vivapositivamente

Blogueiros colaboradores do portal #VivaPositivamente ao lado dos palestrantes Flávio Canto e Dr. José D’Elia (destaque para a Manu, filha da @samegui)

alinekelly encontro vivapositivamente

Stress além de desidratar, dá rugas e gastrite, tô de boa ;)

alinekelly e o drumond de andrade

Como cheguei um dia antes no #errejota, fui convidar o Carlos Drumond para explorar a cidade maravilhosa de bicicleta comigo.

Outros conteúdos sobre o evento:

Olha que coisa linda o vídeo com os melhores momentos <3

Fotos oficiais:

3 Comments »

  1. Chris ferreira 4 de dezembro de 2014 at 18:23 - Reply

    adorei o seu post. Eu também sou melhor em cobrar das minhas filhas do que fazer eu mesma. Mas tenho que me lembrar de ser exemplo pra elas e beber água com a regularidade devida. O exercício de concentração foi o mais difícil pra mim também. Fui muito mal. Kkk

    • @AlineKelly 8 de dezembro de 2014 at 12:47 - Reply

      Chris, pense que o Flavio Canto estava bem na direção em que eu tentava me concentrar no número 1. Impossível né, rs

  2. Regiane Ivanski 9 de dezembro de 2014 at 11:36 - Reply

    Aline
    Nosso fechamento de encontros do #vivapostivamente foi maravilhoso! Que 2015 traga muitos eventos para reunir pessoas t'ao especiais, alto astral e amigos queridos. Feliz 2015!! beijos Regiane

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