Pin It

Por que SÓ Guarulhos vai "pagar" a conta do racionamento?

Sabesp vai reduzir fornecimento de água em Guarulhos.

Não é novidade que a Grande São Paulo está correndo o risco de ficar sem água, o nível dos reservatórios do principal sistema que abastece a região, o Sistema Cantareira, nunca esteve tão baixo. Mesmo assim a Sabesp e o Governo do Estado nega que haverá racionamento, mas na prática, não é bem assim…. 

Para começo de história, desde o dia 07 de fevereiro bairros de Guarulhos já começaram a passar por racionamento no fornecimento de água. Segundo o Saae, a Sabesp estava entregando a Guarulhos 200 litros de água por segundo, quando deveria entregar 300 litros/s. Detalhe, dentre os bairros destacados na notícia, não estava listado o bairro aonde moro, Jd. Guaracy, que há mais de 20 anos convive com o racionamento de água (contei aqui), aqui água da rua é dia sim e dia não.  Para entender melhor o cenário, veja como funciona o fornecimento de água em Guarulhos:

como funciona o fornecimento de agua em GUarulhos

Boa parte da água que abastece a cidade vem do Sistema Cantareira, que ontem chegou a 15,7% da capacidade total de reservas, para entender melhor o tamanho do problema, há um ano o volume armazenado era de 58,1% do reservatório.  Mas este é um problema só de Guarulhos? Veja toda a região que é abastecida pelo Sistema Cantareira:

area atendida pelo sistema cantareira

Infográfico elaborado pelo G1

Este é um problema de 8 milhões de habitantes da Grande São Paulo, mesmo assim SOMENTE a cidade de Guarulhos irá passar por racionamento de água, como assim?

Hoje em entrevista coletiva, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos, Afrânio de Paula Sobrinho, anunciou que a Sabesp diminuiu hoje a água que fornece a Guarulhos, com isso 850 mil pessoas serão afetadas, e passarão por rodízio no fornecimento, agora oficialmente, pois como listei acima, faz tempo que temos interrupções no fornecimento.

Veja bem, não estou questionando o racionamento, e sim o fato dele estar concentrado em somente uma cidade. Qual o medo do senhor Governador em assumir o fato de que toda a região precisará passar por racionamento?

E o mais inacreditável é que o Geraldo Alckimin segue na contra-mão até do que os próprios consultores da Sabesp indicam, e não cansa de fazer declarações dizendo que NÃO haverá racionamento de água……está tirando onda com a nossa cara, só pode. Isso sem contar a notícia estampada na capa do Jornal Hoje Guarulhos de 7 de março (e que destaquei como 1° imagem deste post), que conta que o reservatório do Alto Tietê será usado para o abastecimento da cidade de São Paulo.

Enfim, se todos os links que postei falando sobre racionamento não forem o suficiente para te convencer que há “caroço neste angu”, sugiro fazer uma visitinha a fanpage da Sabesp. São diversos relatos de bairros com interrupções no abastecimento, inclusive em São Paulo.

Comments

comments

3 comentários sobre “Por que SÓ Guarulhos vai "pagar" a conta do racionamento?

  1. Milton

    Não é só Guarulhos que vai sofrer redução da venda de água por varejo.

    S. Caetano, Samto André e mais outras que já reduziram seus consumos e não sentirão a falta da redução. S. Caetano reduziu 20% seu consumo então vai “sobrar” 5% de sua demanda contratada.

    Guarulhos reduziu 2% seu consumo , então vai faltar 13% da demanda que eles terão que resolver com campanhas , conscientização da população, racionamento ou multas.

  2. Angela

    Infelizmente a população votou durante anos no PT agora chegou a conta….coloque no google: Guarulhos não paga sabesp, e entenderá o que acontece entre Saae e Sabesp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: