Pin It

Testamos o Ford Fusion, o modelo hibrido da Ford.

Já estamos tão acostumados com o selo que indica a eficiência energética nos eletrodomésticos, que as vezes até esquecemos que até bem pouco tempo este conceito não era importante fator de decisão na compra.

E quando você vai escolher um carro? Você inclui este item nos quesitos de avaliação? Se respondeu de forma positiva os veículos híbridos pode ser uma boa opção para você.

Um automóvel híbrido é um automóvel que possui um motor de combustão interna e um motor elétrico que permite reduzir o esforço do motor de combustão e assim reduzir os consumos e emissões.

Aos poucos os modelos híbridos estão chegando ao mercado brasileiro. E uma das opções disponíveis por aqui é o Ford Fusion Hybrid, que recentemente fomos convidados a conhecer e testar. Quem representou o blog e reuniu um monte de informação bacanas sobre o modelo, foi o Renato Maia, do blog Falando de Carro. Fico na torcida para que os carros híbridos cheguem também a outras categorias de automóveis, como os populares.

Quer saber o que o Renato  achou do Ford Fusion? Confira a avaliação dele na integra:

A Ford lançou no mercado brasileiro o Fusion Hybrid, que segundo a marca, é o carro mais econômico do Brasil. Sua média, segundo o Inmetro/Conpet, o consumo é de 16,8 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada. Desta forma ele lidera o ranking de economia, não só nos sedãs de luxo como entre todas as categorias do mercado, e também é uma referência em emissões.

Ao contrário do antigo motor 2.5, a Ford adotou um bloco menor de 2 litros a gasolina mais um motor elétrico, que em condições ideais de vias, pode chegar aos 100 km/h somente usando energia elétrica. Para melhorar ainda mais a economia, a marca adotou uma transmissão CVT que gera inúmeras combinações, deixando o modelo ainda mais sustentável.

O propulsor a gasolina conta com 145 cavalos de potência mais um motor elétrico de 88kW. Juntos o veículo possui 190 cv, capaz de chegar aos 100 km/h em 9,3 segundos.

Outra novidade do novo Ford Fusion Hybrid é que o ar-condicionado não está ligado ao motor, desta maneira não usa combustível e não gera emissões de CO2. O sistema é alimentado diretamente pela bateria de alta tensão. As bombas de água usadas na refrigeração do motor e no sistema de controle de conversão de tensão também são elétricas. O sistema de controle de conversão de tensão e o módulo de controle do motor foram igualmente aprimorados.

Até para parar o Fusion Hybrid, o veículo usa um sistema elétrico. O sistema de frenagem regenerativo recupera até 95% da energia perdida nos freios e contribui para a economia de combustível. Quando o pedal do freio é pressionado, ele inicialmente simula a ação do freio-motor, segurando o veículo, e em seguida entra no modo de regeneração. “Só no estágio final os freios de atrito entram em ação. É um sistema inteligente que combina eficiência energética e segurança, transmitindo a sensação de confiança e comando”, explica Robson Jardim, supevisor de Engenharia Veicular da Ford.

Fotos: Renato Maia – Falando de Carro. Veja mais fotos aqui.

Impressão ao dirigir
O Fusion Hybrid já inova logo quando apertamos o botão para ligar, a partida é tão silenciosa que não ouvimos que o veículo está ligado, há uma luz que indica isso. Minha curiosidade era ver ele andar somente com energia. Se acelerarmos suavemente, isso acontece. Consegui ir do 0 km/h até os 60 km/h usando somente a energia elétrica, após isso ele acabou ligando o motor a combustão para manter a velocidade no ritmo que estava, mas se eu diminuísse um pouco, ele voltaria a se mover usando somente com o motor elétrico.

Para dirigir o Fusion Hybrid, não existe segredo nenhum, é como um carro comum, você não precisa fazer nada em especial, é como andar em um carro automático.

Uma curiosidade sobre o veículo é que em uma das duas telas de LCD que está no painel de instrumentos, ficam umas folhas que vão crescendo, quanto mais energia elétrica você usa, mais folhas crescem. Caso você use muito o motor a combustão, as folhas vão morrendo.

Em termos de consumo, o Fusion Hybrid durante o percurso que fizemos, a média foi de 13 km/l, para um Sedan como ele, no mesmo percurso, não chegaria a 10 km/l.

O novo Ford Fusion Hybrid ainda conta com vários itens de como sistema SYNC com tela touch-screen de 8 polegadas e comandos de voz em português, painel com telas configuráveis MyFord Touch, sistema de acesso inteligente e partida sem chave e ar-condicionado automático digital com controles individuais para o motorista e o passageiro.

Bancos com ajuste elétrico em 10 posições e três memórias, espelhos retrovisores elétricos com três memórias, farol alto automático, sensor de chuva, tomada de 110 V e teto solar elétrico são outros itens de série.
Além de 8 airbags, vem com sistema de estacionamento automático, câmera de ré, sistema de permanência em faixa, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de colisão, sistema de monitoramento de pontos cegos com alerta de tráfego cruzado, assistente de partida em rampa e sistema Advance Trac com controle eletrônico de estabilidade e tração.

A nova geração teve seu preço reduzido em relação à versão anterior e custa R$124.990, altamente vantajoso frente aos dois modelos híbridos concorrentes anunciados no Brasil como o Toyota Prius e o Lexus CT200h.

Quer saber mais? Leia o post no Falando de Carro e no A Vida Como a Vida Quer.

Comments

comments

5 comentários sobre “Testamos o Ford Fusion, o modelo hibrido da Ford.

  1. TELMA H. S. DA SILVA

    Não podemos continuar ferindo nossos corações contribuindo com o “aquecimento global”. As emissões causadoras do efeito estufa, ferem também a DIGNIDADE HUMANA. Segundo dados do relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas,(IPCC, em inglês) o consenso é de que a queima de combustíveis fósseis – é a principal causadora do aquecimento global. Evento COP 19, Varsovia, Polônia de 12 a 22/11/2013. (Jornal Estado de Minas Gerais)

  2. Juliano

    Preço justo, para um carro deste porte, e a kilometragem que ele faz com 1 litro de gasolina, este carro é de Graça, Alem de os carros da FORD serem mil anos luz em tecnologia, comparados com as outras montadoras!
    Ford Fusion veio pra fazer historia, com o designer incrivel e Nervoso, parabens a FORD!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: