Pin It

Documentário: Favela como Modelo Sustentável

Fico fascinada com a forma como algumas comunidades se organizam. Aqui em São Paulo um dos destaques para mim é a Brasilândia, vejo cada iniciativa de participação social que tem muito a ensinar para os gestores públicos, quero muito conhecê-las de perto.

Quando estive no Rio de Janeiro pela Rio+20, contei aqui no blog que não fiquei de todo decepcionada, pois pude ver de perto algumas iniciativas de pessoas que em suas comunidades, iniciam pequenas grandes revoluções.

Imagine então a minha felicidade ao ver que esta visão positiva de modelo das comunidades estão se espalhando por aí. Não me lembro como me deparei com o documentário “Favela como Modelo Sustentável” só sei que muitas pessoas deveriam ver e tomar como base para suas ações comunitárias.

Realizado pela ComCat.org, o documentário visa iniciar um diálogo global com respeito às qualidades de bairros informais, particularmente bairros consolidados como é o caso das favelas cariocas, e o potencial de tais comunidades na contribuição para um urbanismo mais sustentável.

Nós precisamos ser o motor das mudanças que queremos para as nossas comunidades, bairros, cidades. No vídeo podemos ver a iniciativa de diversos empreendedores sociais, ou melhor cidadãos, que buscam a melhoria de suas comunidades.

É possível conhecer um pouco do trabalho do Verdejar, iniciativa de conscienticação ambiental no Complexo do Alemão que estão mapeando trilhas na Serra da Misericórdia. Como lidam com o problema do lixo, com a mobilização no Complexo da Penha que busca conscientizar sobre a importância da destinação correta do lixo, e na Comunidade Santa Margarida que criou o sistema de Gari Comunitário.

E tem mais, como o bloco Pragadar na Rocinha, que reaproveita materias recicláveis para fazer música e que atende 240 crianças. E o Favela Orgânica no Chapéu Mangueira,  que faz oficinas de aproveitamento total de alimentos. É a comunidade se organizando aonde o poder público demora a chegar.

Veja o documentário completo:

 

Sobre o ComCat: Comunidades Catalisadoras é uma organizaçâo sem fins lucrativos que trabalha para desestigmatizar as favelas do Rio de Janeiro e integrá-las na sociedade em geral, gerando reconhecimento mundial ao seu estatuto de patrimônio

Comments

comments

13 comentários sobre “Documentário: Favela como Modelo Sustentável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: