Pin It

Faltam 10 dias para a COP16

Estamos na contagem regressiva, e hoje falta 10 dias para à 16ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o Clima (COP16), que será realizada em Cancún (México) nos dias 29 de novembro à 10 de dezembro.

Negociadores e chefes de governo de 193 países estarão reunidos em Cancún com o objetivo de evitar um fracasso semelhante ao da COP15, realizada em Copenhague (Dinamarca) em dezembro de 2009, quando os líderes mundiais não chegaram a um consenso e deixaram de produzir um acordo com peso de lei internacional (de cumprimento obrigatório) capaz de substituir o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012.

O acordo esperado pela comunidade internacional deve estabelecer metas de redução das emissões de gases causadores de efeito estufa para os países, com o objetivo de se evitar o aquecimento do planeta até o final deste século. Dados do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) apontam que a temperatura mundial poderá crescer mais de 2ºC nas próximas décadas, o que provocaria crise de alimentos e água, migrações forçadas, desertificação, inundações e secas, entre outros problemas.

Durante o último encontro do G20, as maiores economias do planeta afirmaram que irão trabalhar para que a COP16 alcance um resultado equilibrado que inclua as questões como mitigação, financiamentos, transferência de tecnologias, adaptação e preservação florestal.

“Combater a ameaça das mudanças climáticas é uma prioridade urgente para todas as nações. Nós reiteramos nosso compromisso para tomar medidas concretas e continuar seguindo dedicados às negociações da ONU”, detalha a declaração final do encontro do grupo.

O Brasil deve apresentar mais informações sobre o compromisso assumido na conferência do ano passado, em Copenhague, de reduzir as emissões brasileiras entre 36,1% e 38,9% até 2020, também apresentará o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima que prevê orçamento inicial de R$ 226 milhões, a maioria vindo de recursos do petróleo.

Fontes: EcoDesenvolvimento, Mercado Ético.

Comments

comments

Um comentário sobre “Faltam 10 dias para a COP16

  1. Pingback: RT @alinekelly: #ContagemRegre… « cop16 timeline from twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: