Pin It

Eu acredito na força da juventude

No dia 12 de agosto as  Nações Unidas comemoraram  o Dia Internacional da Juventude, com o tema “Mudar nosso Mundo”, pelo qual o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, destaca o “deslumbrante” papel dos jovens na derrubada de ditadores durante o último ano.

Aqui no Brasil podemos citar a geração “cara pintada“, como um fenômeno recente de participação politica dos jovens brasileiros, algumas conquistas mais recentes como a criação da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude, além de programas como o Projovem e Prouni.
Participei recentemente da Conferência Municipal da Juventude de Guarulhos, que acontece também em  todo o Brasil, e que resultará no final do ano na Conferência Nacional da Juventude de 9 e 12 de dezembro de 2011.

Acho fantástico um espaço como esse que dá voz aos jovens, que muitas vezes (apesar das conquistas citadas a cima) é ignorado e julgado como não preparado para defender os seus ideais. Mas como o mundo não é perfeito, não tenho como não comentar a #VergonhaAlheia que presenciei nessa mesma conferência que citei acima.

Imagine quase 1000 jovens reunidos (o que é muito legal), mas a maior parte sem saber do porque estava lá e qual o funcionamento da conferência?

Tive o desprazer de presenciar jovens sendo usados como massa de manobra de disputa política, orientados a simplesmente seguir a ordem de alguns “lideres”.

Enfim, eu acredito na força da juventude, mas sei que para que possam fazer a diferença, é preciso que estes estejam informados, conheçam o funcionamento dessas ferramentas de garantia de direitos.

Talvez seja um tanto utópico acreditar que um dia esses jovens interessados, estarão libertos da ação de pessoas “pouco escrupulosas” , mas quem me conhece já sabe né?  Eu acredito que os bons são maioria, o problema que essa minoria…. #falasério.

Dica: Não deixe de conferir as ações da ONU de atenção a juventude.

Comments

comments

7 comentários sobre “Eu acredito na força da juventude

  1. Pingback: Sustentável 2.0

  2. Pingback: Aline Kelly

  3. Pingback: EvandroCesar

  4. Pingback: As palavras de uma jovem que calou o mundo em 92, ressoam ainda hoje como um alerta | Sustentável 2.0 - Porque eu acredito em um mundo melhor...

  5. Pingback: Aline Kelly

  6. Pingback: Parque da Juventude terá atividades especiais pelo Dia da Terra #earthday | Sustentável 2.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: