Pin It

Estar online é mais que um jogo. É sua vida" Dia da Internet Segura

 

Hoje, 08 de fevereiro de 2011, comemora-se o Dia Mundial da Internet Segura o qual participam 65 países sob a organização da  Rede Insafe que tem por objetivo agrupar as organizações que trabalham para orientar sobre o uso da internet com segurança.

Como bem comentou Marcelo Tas no vídeo para a campanha, “a Internet não é uma rede de computadores, e sim uma rede mundial de pessoas que usam a Internet”. Assim como na vida real, a nossa liberdade vai até o limite da liberdade e do respeito ao próximo, se é uma rede de pessoas, isso não pode ser ignorado, as pessoas continuam lá, distantes uma das outras mas conectadas, ligadas pela rede.

Sou mãe de três crianças que adoram ficar na Internet, dei aulas por muito tempo para crianças e adolescentes em projetos de inclusão digital, e vejo que a presença na Internet é cada vez mais precoce. Não dá para achar que controlar horários resolve o assunto, precisamos dialogar e estar presente na vida digital de nossos filhos. No “real life” você não quer saber quem são os amigos dos seus filhos e aonde eles andam? Isso deve ser replicado na Internet, mas não acredito que fazê-lo de uma forma invasiva ou punitiva seja eficiente, é conhecer o terreno e estar presente.

Sobre o tema, indico o post da @Samegui em que ela fala do movimento e lista vários posts sobre o assunto, e o post da @CybeleMeyer no @maecomfilhos.

Abaixo postei um vídeo muito divertido do Phineas e Ferb (desenho da Disney) que dá umas dicas bem legais de como se portar neste  mundo virtual, e as dicas  não só para as crianças, para os grandinhos tbm, rs.

Comments

comments

2 comentários sobre “Estar online é mais que um jogo. É sua vida" Dia da Internet Segura

  1. Pingback: Blog da Ti » Blog Archive » Todos saem ganhando com uma internet mais segura: Safer internet day

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: