Pin It

Suas escolhas podem fazer a diferença #cadagestoconta

Almoço com os participantes de Guarulhos da formação de empreendedores sócio culturais com a  @casaredonda – 1º dia

Recentemente participei de uma formação de empreendedores sócio-culturais que aconteceu no Céu Pimentas – Guarulhos. No primeiro dia almoçamos na praça de alimentação de um shopping que fica ali pertinho, mas que mesmo assim tivemos que ir de carro.

Já no segundo dia, a Minom Pinho que é uma das coordenadoras da formação, ficou incomodada com a opção de almoço que adotamos no dia anterior. Nada contra shopping, que inclusive gera empregos para moradores da região, mas o fato é que nos deslocamos de carro para almoçar, consumimos desnecessariamente combustível fóssil, pagamos estacionamento, usamos diversas embalagens, ou seja, o oposto de escolhas sustentáveis.  Conversando com os funcionários do Céu-Pimentas, a Minom descobriu um restaurante que ficava a minutos do local da formação, e olhe que bacana, dentro do CEAG – Centro de abastecimento de Guarulhos.

Almoço com os participantes de Guarulhos da formação de empreendedores sócio culturais com a  @casaredonda – 2º dia

Privilegiamos o comércio local, não pagamos royalties, comemos comida fresca direto do fornecedor, não gastamos combustível fóssil para o nosso deslocamento, e ainda economizamos, uma escolha bem sustentável não?

Nada contra a praça de alimentação dos shoppings, mas quantas vezes temos a opção de fazer escolhas mais sustentáveis e deixamos de fazê-lo porque é mais cômodo seguir o consenso?  Seja quando optamos por não usar sacola plástica como comentou a @smiletic, ou quando escolhemos uma opção mais saudável no fast-food como a @samegui fez,  basta mudar hábitos e ter um pouquinho de força de vontade.

Você pode nem perceber, mas com pequenas ações você pode inspirar outras pessoas, e iniciar um ciclo positivo de mudanças, como as que contei que vi acontecer com os jovens do coletivo que atuo como educadora.

Quer ter mais idéias de por onde começar? A campanha Cada Gesto Conta da Unilever compartilha dicas de sustentabilidade: Basta você enviar pelo twitter o código da embalagem de produtos Unilever (aquele que começa com o CDG e fica logo abaixo da validade) com a hashtag #cadagestoconta e você recebe de volta uma dica de sustentabilidade, depois é só compartilhar 😉

Comments

comments

12 comentários sobre “Suas escolhas podem fazer a diferença #cadagestoconta

  1. Pingback: Conversas de Cozinha

  2. Pingback: Mãe Com Filhos

  3. Pingback: Guilherme N. S.

  4. Rafael Morais Chiaravalloti

    Isso é a grande questão! A partir de quando os malefícios de uma ação nao sustentável irão sobrepor os beneficios da comodidade. É nessa balança que devemos traabalhar! Pois com o redução dos beneficios e a tangebilidade dos maleficios (deixar eles próximos e reais) podemos fazer com que as pessoas escolham mais sustentável!!

    BEm legal o post!
    Parabens!

    Rafael Morais Chiaravalloti – autor do livro Escolhas Sustentáveis

  5. Pingback: Angela Ernesto √

  6. Pingback: Bruno Lira

  7. Pingback: Conversas de Cozinha

  8. Pingback: Guilherme N. S.

  9. Pingback: Mãe Com Filhos

  10. Pingback: Aline Kelly

  11. Pingback: Bruno Lira

  12. Pingback: Sustentável 2.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: