Pin It

EcoTorcedor, futebol paulista jogando em pról da sustentabilidade

Hoje foi lançado aqui em São Paulo o projeto EcoTorcedor, com o patrocínio da Tetra Pak e o apoio institucional da Federação Paulista de Futebol.

O Ecotorcedor surge com o papel de conscientizar e incentivar o cidadão torcedor a adotar práticas e iniciativas de sustentabilidade através da sua paixão pelo futebol. A iniciativa engloba uma série de ações práticas e virtuais que acontecerão ao longo do Campeonato Paulista.

Entre as iniciativas presenciais, o projeto irá incentivar os torcedores a levarem embalagens recicláveis para os “ecopontos”, que serão instalados nos estádios em diversos jogos do Campeonato. A primeira ação já acontece durante a primeira rodada, no jogo entre Paulista e Corinthians Paulista, no estádio Dr. Jayme Cintra, em Jundiaí. Ao realizar a entrega, o torcedor recebe cupons que podem ser trocados por pontos na fanpage e assim concorrer a prêmios.

O período de participação é de 17 de janeiro a 20 de maio, e na fanpage há outras formas de acumular pontos.

Conheça outras iniciativas presenciais e virtuais que fazem parte do projeto:

Ações práticas

·         Coleta de resíduos sólidos – Entre as principais contribuições do Programa Ecotorcedor – Futebol Paulista Sustentável está a instalação de Ecopontos para a coleta de resíduos nos estádios em um dos jogos de cada rodada do primeiro turno do Campeonato Paulista de Futebol Série A1 2013, que acontece de 20 de janeiro a 21 de abril, em 17 cidades-sede, num total de 19 rodadas. A entrega de resíduos valerá pontos para os torcedores, para os clubes e para as prefeituras, e o material será destinado à reciclagem por meio das cooperativas e catadores regionais.

·         Distribuição de cartilhas – Nos Ecopontos haverá a distribuição de cartilhas educativas, que têm o objetivo de sensibilizar os torcedores sobre práticas sustentáveis. Entre todas as cidades-sedes do Campeonato Paulista de Futebol serão distribuídas cerca de 100 mil exemplares da publicação.

·         Plantio de bosques urbanos – Outra grande iniciativa do projeto será o incentivo ao plantio de bosques urbanos em áreas especialmente identificadas nas respectivas cidades-sede. Cada município terá a responsabilidade de plantar árvores para iniciar seu bosque junto aos torcedores, que poderão acumular pontos ao participar do “Dia do Plantio”. Além do trabalho de conscientização junto às torcidas, esta ação tem o objetivo de compensar o CO2 emitido para realizar a competição e deixar em cada cidade um legado ambiental.

 ·         Doação de roupas, alimentos e brinquedos – A Prefeitura e os clubes serão incentivados a promover a arrecadação de roupas, alimentos não perecíveis e brinquedos para distribuição às instituições e entidades de assistência social locais. A entrega destes recursos no “Dia das Doações“ também valerá pontos para o Programa Ecotorcedor – Futebol Paulista Sustentável.

 ·         Fanáticos – Os 32 torcedores que comprovadamente tiverem maior assiduidade nos jogos do primeiro turno participarão de uma tarde de jogos festivos em um dos estádios oficiais do Campeonato Paulista 2013, além de receber prêmios e uniformes estilizados de acordo com seu time de coração.

 

Ações virtuais

·         Seleção Sustentável – Os onze torcedores que mais acumularem pontos nas ações do programa formarão a Seleção Sustentável e serão premiados com tablet, smartphone, TV, vídeo game, notebook, kit ecotorcedor e bicicletas. Receberão também troféu e medalhas Tetra Pak, compostos de material reciclado.

 ·         Escola Sustentável – Adolescentes a partir dos treze anos de idade poderão participar livremente do Programa Ecotorcedor – Futebol Paulista Sustentável, e serão estimulados através de campanhas nas redes de ensino a produzir vídeos sobre sustentabilidade. Os dez vídeos postados na Fan Page do programa que forem mais “curtidos” serão premiados, após análise da comissão julgadora, com kits dos patrocinadores e camisas oficiais dos clubes.

 ·         Ecopa – Os dezesseis primeiros colocados das seis torcidas que mais pontuarem no ranking geral do programa representarão o seu time do coração na Ecopa – torneio a ser realizado em um dos estádios oficiais do Campeonato Paulista, onde receberão uniformes estilizados do seu time do coração e kits com produtos dos patrocinadores.

Também participam da Ecopa duas equipes classificadas através do aplicativo “Meu Estádio”, que estará disponível na Fan Page do programa.

·         Bolão Ecotorcedor – Os torcedores poderão acumular pontos e ganhar brindes exclusivos a cada rodada do campeonato ao arriscar palpites sobre os resultados dos jogos através do aplicativo “Bolão Ecotorcedor”, a ser acessado a partir da Fan Page do programa Ecotorcedor – Futebol Paulista Sustentável.

·         Quiz Ecotorcedor – Através deste aplicativo, que também estará disponível na Fan Page do programa, o ecotorcedor deve responder a questões sobre a história do Campeonato Paulista, sustentabilidade e meio ambiente, valendo pontos para a classificação geral e participação no sorteio de brindes exclusivos.

 

Comments

comments

4 comentários sobre “EcoTorcedor, futebol paulista jogando em pról da sustentabilidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: