Pin It

Ebook gratuito da Unesco: De economias verdes a sociedades verdes

Segundo a UNESCO, uma transição à Economia Verde pode retirar milhões de pessoas da pobreza e mudar o sustento de cerca de 1,3 bilhão de pessoas que ganham apenas 1,25 dólares por dia.  Os desafios são grandes, mas as oportunidades também:

“Muitos dos países menos desenvolvidos e dos países em desenvolvimento e das comunidades estão aproveitando a oportunidade para aproximar economia e ecologia para que possam gerar resultados sociais transformacionais”, disse Diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA), Achim Steiner.

Vale ressaltar que quando falamos de Economia Verde, não estamos falando somente da questão ambiental, mas também da social. E é esta a abordagem do eBook “De economias verdes a sociedades verdes: compromisso da UNESCO com o desenvolvimento sustentável”.

Precisamos de uma abordagem para o desenvolvimento que tenha como origem a dignidade individual, centrada no desenvolvimento humano, e que produza respostas convincentes às complexas questões sociais, econômicas e ambientais que enfrentamos. Precisamos de novos indicadores para guiar-nos, bem como novos medidores de progresso. O crescimento sustentável deve ser inclusivo, socialmente equitativo e deve proteger o clima e nossos ecossistemas.

O eBook pode ser baixado gratuitamente aqui. Outro material da Unesco sobre o tema que indico é o relatório  “Construindo uma Economia Verde Inclusiva para Todos” lançado durante a Rio+20, que está disponível neste link.

Comments

comments

7 comentários sobre “Ebook gratuito da Unesco: De economias verdes a sociedades verdes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: