Pin It

Campanha #DoeLivros para o #ProJovem. Incentive o protagonismo juvenil e o acesso a cultura

ProJovem Pimentas - GuarulhosNeste final de semana, participei de um passeio ao Hopi Hari com a @Samegui e a @Doduti. Conversa de mãe sabe com é né? Filhos para lá, filhos para cá, tanto que rendeu um post da Samanta  lá no Mãe com Filhos “Quais são os limites para crianças de 8 a 11 anos?”.
Quem me conhece, ou a Samanta, sabe que iniciativas ligadas a  educação é pauta constante não só nos nossos blogues, mas também no nosso dia-a-dia. E foi quando a prosa chegou nesta temática, que comentei que os adolescentes do ProJovem de Guarulhos (projeto em que sou orientadora social), estão montando uma biblioteca comunitária.

Através de atividades lúdicas, o ProJovem Adolescente aborda temas relacionados à cultura, esporte, lazer, meio ambiente, saúde, direitos humanos e sócio assistenciais, inclusão social e participação cidadã, procurando desenvolver as potencialidades dos jovens e sua inserção na vida comunitária.  E para incentivá-los a fazer a parte deles pelo desenvolvimento local, que ao final de cada ciclo anual os adolescentes são convidados a desenvolver um projeto de atuação social na comunidade.

Em Guarulhos temos 18 coletivos do ProJovem Adolescente espalhado pela cidade. Sou Orientadora no CaJu – Casa da Juventude localizado no Bairros dos Pimentas, uma das regiões mais populosas da cidade. É também um bairro muito afastado da região central, e com poucas opções de lazer e cultura. Por isso, os projetos dos 4 coletivos da localidade, focaram em incentivar a comunidade a utilizar o CaJu, como um espaço de convivência de paz, e de acesso a arte e cultura.

Um dos projetos é a Biblioteca Comunitária que comentei no início do post. A @Samegui e a @Doduti se propuseram a ajudar na arrecadação de livros, e deram a idéia de lançarmos a campanha na rede.

Convidamos você que tem algum livro guardado em um cantinho da estante, a participar também. Quer conhecer um pouco mais do projeto? Visite o nosso blog, ainda está em desenvolvimento, mas já tem algumas atividades realizadas, e veja o vídeo abaixo em que os adolescentes Jefferson, Gabriela e Bianca, falam do ProJovem na vida deles, e do porque acreditam que a biblioteca é uma oportunidade bacana para outros adolescentes como eles.

Para participar, você pode enviar pelo correio os livros para:

Casa da Juventude – Biblioteca ProJovem
Rua do Sol Poente, 148  B. Pimentas
Guarulhos – SP CEP 07263-721

Agora se você é da Grande São Paulo, que tal participar do nosso evento no dia 03/12/2010? Neste dia um dos coletivos irá pintar o CaJu usando a técnica de Graffite, outro coletivo irá plantar mudas e fazer a recuperação da área verde, enquanto acontece a inauguração da biblioteca e apresentações culturais.

Quer saber mais? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

CaJu – Tel 11 2480-2456

Comments

comments

Um comentário sobre “Campanha #DoeLivros para o #ProJovem. Incentive o protagonismo juvenil e o acesso a cultura

  1. Pingback: Brincadeiras de infância ajudam a ficar em forma – e em paz! | A Vida Como A Vida Quer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: