Pin It

Documentário Carbono & Metano, descomplica efeito estufa e mudanças climáticas

Para quem não sabe, sou Orientadora Social em projetos em que a maior parte do público atendido são de adolescentes. Nos encontros ligados a Meio Ambiente, sempre fico tentando achar um material de apoio informativo mas que seja leve. Falar de efeito estufa aquecimento global é um grande desafio, pois muitos deles até já ouviram falar na escola, mas na maior parte das vezes, não entendem muito bem o assunto, não se interessam, ou acham que é só uma teoria. O uso de recursos audio-visuais é sempre um grande aliado e, muito mais eficiente do que  ficar na lousa somente na explicação de conceitos.  Mas vamos combinar, apesar de “Uma verdade Incoveniente” ser um ótimo e premiado documentário, ele tem uma narrativa pouco atraente para quem ainda não se interessa pelo tema.

Fiquei sabendo hoje pelo @TweetsDoAlan do documentário Carbono & Metano. No estilo “Pink e Cérebro” os vilões Carbono e Metano tentam  “dominar o mundo” por meio do efeito estufa e do aquecimento global.  O filme faz parte do acervo do portal “Cultura Ambiental nas Escolas“, patrocinado pela TetraPak, e que reúne outros materias multimidias de apoio a alunos e professores.

O filme pode ser visto na integra no portal, e também pelo youtube:

Sobre o filme:Destinado preferencialmente a crianças e jovens de 10 a 15 anos de idade, aborda de forma lúdica e descontraída temas aparentemente de difícil compreensão como efeito estufa e mudanças climáticas. Incentivado pela Lei Rouanet e patrocinado pela Tetra Pak, o filme tem cerca de 50 minutos e é dividido em três episódios, facilitando a utilização didática. Carbono & Metano é um “documentário de ficção” que se desenrola em duas camadas narrativas sobrepostas ao longo da história: a parte ficcional tem como fio condutor as moléculas protagonistas e o documentário é apresentado pela simpática repórter Joyce. “Sabemos, por experiência, que um enredo ficcional bem montado ajuda a captar a atenção de nosso público e a encantá-lo, o que favorece muito a transmissão de conteúdos científicos, mesmo quando complexos”, diz Philippe Henry, responsável pelo roteiro e direção.

O filme conta a história de Carbono e Metano, interpretadas por atores, e suas tentativas de “dominar o mundo” por meio do efeito estufa e do aquecimento global. Em estilo de gibi de super-heróis, o média-metragem trata de um dos maiores problemas da atualidade: a sustentabilidade, ou seja, o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, justiça social e respeito ao meio ambiente. Cientistas, professores, ambientalistas, pedagogos e outros especialistas participam do filme, emitindo opiniões embasadas sobre os temas abordados. Entre eles estão Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Ministério da Ciência e Tecnologia, Virgilio Viana, da Fundação Amazônia Sustentável, e Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, superintendente de conservação do WWF-Brasil. Carbono e Metano foram humanizados e o resultado é que suas personalidades são espelhos de seus traços químicos. Carbono é mais encorpado (com maior peso atômico), enquanto Metano é mais franzino. Isolados, são afáveis e amigáveis – na origem, foram responsáveis pelo surgimento da vida. Reunidos em bandos, descontrolados, podem se tornar agressivos e antissociais, formando verdadeiras “gangues”. Representam, respectivamente, 80% e 15% das emissões de gases de efeito estufa.

2 comentários sobre “Documentário Carbono & Metano, descomplica efeito estufa e mudanças climáticas

  1. Pingback: Tweets that mention Documentário Carbono & Metano, descomplica efeito estufa e mudanças climáticas | Sustentável 2.0 -- Topsy.com

  2. Pingback: Aquecimento global, efeito estufa e o que você tem a ver com isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: