Pin It

Dique na divisa com São Paulo, preocupa moradores de Guarulhos

Homem caminha ao lado do dique à beira do Rio Tietê

Homem caminha ao lado do dique à beira do Rio Tietê, na divisa de Guarulhos e São Paulo.

Guarulhos comemorou no dia 08 deste mês 450 anos, a data foi marcada por muita festa, shows e inaugurações pela cidade.

Mas como toda grande métropole, Guarulhos tem diveros problemas estruturais que aguardam por solução, resultado da ocupação desordenada ou em glauns casos, mal orientada.

A foto acima foi tirada à beira do Rio Tietê, na divisa do Jd. Romano (São Paulo-SP) e Jd. Izildinha em Guarulhos. Está região foi bastante afetada pelas enchentes nas chuvas que atingiram São Paulo durante o verão de 2009/2010.

Depois do ocorrido, a prefeitura de São Paulo retirou algumas casas das margens, e fez este dique com pedras. Algo que ambientalmente já é estranho, estas margens fazem parte do projeto Parque Linear, que tem como objetivo preservar as margens do rio Tietê, e garantir espaço para o escoamento da água das chuvas, com certeza um dique de pedras não colabora em nada com isso. Há também a questão social, os moradores da margem pertencente a Guarulhos estão preocupados, se no ano em que as águas eram divididas entre as duas margens, muitas casas ficaram alagadas até o teto, imagine agora que a margem guarulhense pagará sozinha a conta (caso chova como no ano passado).

Veja bem, é preciso fazer algo para melhorar a qualidade de vida e a segurança destes moradores, mas empurrar o problema para o quintal do vizinho, com certeza não é a solução. Aonde estava o DAEE – Departamento de Água e Esgoto, que é responsável pela manutenção destas margens, e a prefeitura de Guarulhos foi consultada ou foi omissa, quem foi capaz de liberar licença ambiental para uma obra desta? Perguntas que se conseguir resposta, socializo com vocês.

Veja o vídeo que fiz da margem guarulhense do rio Tietê:

[update]

Matéria publicada no Diário Oficial de Guarulhos de 17/12/2010, diz que o nível das aguas do rio Tietê em Guarulhos, pode subir 6 centimetros, a obra não possui licença da CETESB , e a prefeitura de Guarulhos não foi comunicada sobre a construção da barragem.


[/update]

Comments

comments

10 comentários sobre “Dique na divisa com São Paulo, preocupa moradores de Guarulhos

  1. Pingback: Aline Kelly

  2. Pingback: Aline Kelly

  3. Pingback: Aline Kelly

  4. Pingback: Sustentável 2.0

  5. Pingback: Krisko-Chan!

  6. Pingback: Aline Kelly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: