Pin It

Se liga no Dicionário de Paulistanês

Já falei aqui e aqui no blog, mas sabe o que mais amo em São Paulo? A sua mistura, esse balaio de gato de migrantes e imigrantes que fez essa cidade ser tão plural, o que influenciou  o dia a dia, a cultura, a gastronomia e inclusive  a forma como se fala por aqui.

E para facilitar a vida dos turistas, a prefeitura lançou essa semana o Dicionário Paulistânes. Disponível na versão on-line acessível pelo site cidadedesaopaulo.com/paulistanes, trata-se de um compilado bem-humorado e descontraído de palavras, gírias e expressões faladas na cidade de São Paulo, que servirá como guia para turistas, visitantes e até mesmo para moradores.

Adorei a  seção  “Gastronomia”, que descreve algumas  comidas típicas daqui, como o sanduíche “bauru” e o prato “virado à paulista”, e o nome pelo qual os paulistanos se referem a alimentos que são conhecidos de outra maneira em outros estados, como “mandioquinha” (batata-baroa) e “geladinho” (chupe-chupe).

dicionario de paulistanes - gastronomia

Ao todo, o Dicionário de Paulistanês possui mais de 150 palavras acompanhadas de foto, além de tradução em inglês e áudio, típicas da fala do po baulistano. Em cada verbete também há exemplos de uso em situações do cotidiano informal.

O mais legal é que qualquer um pode contribuir sugerindo novas palavras, afinal essa babel está sempre em constante mutação.

dicionario de paulistanes - contribua

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: