Pin It

Com pequenas escolhas diferenciadas, é possível uma construção mais sustentável.. E qual a sua #EscolhaSustentavel?

Muito falo aqui no blog sobre opções de vida sustentável, em que é possível atender nossas necessidades pessoais, diminuindo o impacto sobre o meio ambiente.

E para integrar a blogagem coletiva “Escolha Sustentável“, organizada pelo blog @VivoVerde e promovido Planeta Água, quero contar as escolhas que fizemos para tornar a nossa casa um pouco mais sustentável.

Compramos há 3 anos uma casa  em “ponto de laje”, e aos poucos estávamos tocando a obra. No ultimo ano, quando o “tempo” permitiu, pegamos firme e concluímos a construção, desde janeiro estou morando na casa nova com a minha família.

Já disse que para mim, a  educação para a sustentabilidade deve começar em casa? Pois bem, logo, a nossa casa tinha que comunicar isso não? Então fizemos algumas escolhas:

Janelas/Vidraças Amplas e Portas de Vidro: na sala optamos por uma janela que ocupa quase toda a parede, com isso, podemos aproveitar melhor a iluminação,  para a porta da nossa sala a escolha foi a porta balcão de vidro, o que amplia a entrada de luz.  Na cozinha a porta possui uma vidraça , e a janela ocupa o restante da parede (o que é fácil, pois a cozinha é pequena, rs), com isso estes dois ambientes passam boa parte do tempo iluminados, e sem a necessidade de iluminação artificial.

Telhas Transparentes/Translúcidas: Precisavamos fazer uma cobertura no corredor lateral e na área que estamos preparando para as crianças brincarem.  No corredor optamos somente pelas telhas translúcidas, na área, alternamos a translucida com a tradicional. Com a alternância, foi possível obter o conforto da sombra, e nos locais aonde estão as telhas translúcidas, um sol mais ameno.

Dica: Cuidado ao comprar telhas transparentes/translúcidas. Eu havia comprado transparente, imaginava aquela totalmente transparente, igual a vidro. Me entregaram uma telha leitosa, que permite a passagem da luz, mas fiquei bronqueada com a pouca informação dada pela loja, não volto mais lá.

E no banheiro? Aqui eu queria usar agua reutilizada da chuva para o vaso sanitário, mas não consegui fazer a adaptação do encanamento. Então optamos por um vaso sanitário com duplo acionamento,  de 3 litros para descarga de líquidos, e de 6 litros para descarga de sólidos. A torneira do lavatório usa aspersor de agua, e compramos um modelo mais fácil das crianças usarem,  com isso eles fecham a torneira mais rápido. Para o chuveiro escolhemos um modelo de consumo econômico, já que este é um dos grandes vilões da casa. O bolso e o meio ambiente agradece.

Algumas outras coisas que já pensamos:

  • Colocação de calhas para aproveitar a agua da chuva
  • Instalação de Leds carregadas por luz solar para iluminar por parte da noite o quintal ( achei um modelo muito legal já em um poste por R$ 50,00, pendei que seria mais caro)
  • Aproveitar os espaços disponiveis para pequenas hortas e jardins verticais

Se você não está reformando ou fazendo o acabamento da sua casa, não tem problema, muitas outras adaptações podem ser feitas aos poucos, como por exemplo optar pelas lampadas economicas. Quer conhecer algumas dicas!? Visite o site do programa EcoPráticos, um reality show produzido pela @TvCultura, que a  cada programa uma casa/família é escolhida para uma reciclagem de hábitos relacionados a sustentabilidade no dia-a-dia. Lá no site e no blog do programa tem umas dicas muito legais, não deixe de conferir.

Comments

comments

19 comentários sobre “Com pequenas escolhas diferenciadas, é possível uma construção mais sustentável.. E qual a sua #EscolhaSustentavel?

  1. Pingback: Conversas de Cozinha

  2. Pingback: Mãe Com Filhos

  3. Pingback: Bruno Lira

  4. Pingback: Bruno Lira

  5. Pingback: Rodrigo Galis

  6. Pingback: Conversas de Cozinha

  7. Pingback: Guilherme N. S.

  8. Pingback: Mãe Com Filhos

  9. Pingback: Construção Eficiente

  10. Pingback: C.E. Soares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: